CinemaScope: 800 Balas



O Western e o cinema em geral, para alguns, não é apenas diversão, mas sim formadores de carater.E não há nenhum tipo de filme, pelo menos pra mim, que molde mais o carater de alguem como o faroeste. Mas é um tipo de filme que sempre tem que lutar para provar seu valor e fazer a todos relembrarem o quão bons eles podem ser. E o filme espanhol 800 Balas representa isso muito bem.


800 Balas é um filme Espanhol de 2002 dirigido por Álex de la Iglesia (El día de la bestia, The Oxford Murders, La comunidad) que foi gravado nas mesmas locações que varios filmes do tipo foram feitos na decáda de 60 e 70, mas com a diferença que a historia se passa nos dias atuais, mas ainda trata sobre os temas classicos, especialmente sobre honra e amizade. Alem disso, provavelmente é um dos melhores filmes que você ainda não viu.

Vamos a trama:Julián Torralba (Sancho Gracia) é um dublê de filmes antigos em Almeria, Espanha. Ele e vários de seus colegas, que uma vez feita a vida com os Westerns Americanos rodados na Espanha, estão agora reduzidos a fazer shows de dublês para as audiências minúsculas no decadente conjunto edificado para filmes de faroeste chamado Texas Hollywood. Julián luta com memórias obscuras da morte de seu filho, também um dublê, e com o afastamento de sua filha-de-lei Laura (Carmen Maura) e seu neto Carlos(Luis Castro).

Carlos, um jovem rapaz, fica intrigado com a vida de seu falecido pai e foge para se juntar a Julián e seu bando de fracassados. Lá ele é iniciado na vida e envolvido nas confusões destes cowboys- dublês. Mas quando Laura, que é uma executiva poderosa, procura um novo local para uma estância turística, descobre que Carlos juntou-se ao avô, fazendo que seus esforços para comprar o local e humilhar de vez Julián aumentam. Com o local vendido, Julián e os cowboys decidem voltar para lutar a única maneira que sabe, na base do tiro!

O filme aqui não é só um desbravamento por um genêro que eroneamente muitos dizem estar morto, mas também acompanhamos as primeiras descobertas de um menino (no caso Carlos) para virar homem, e passar em frente as historias e tradições aprendidas ali como se fossem reais, como foram de fato para Julián, ou desvendar os fatos por detrás daquilo tudo e finalmente conhecer sobre pessoas importantes sobre sua vida, mesmo que alguns deles ele tinha convivido por muito tempo, como sua mãe Laura e sua avó Rocío(Terele Pávez).

Nos papéis de vilões, temos Scott (Eusebio Poncela) inescrupuloso empresário que vai até a extremos para conseguir o que queer, e não exatamente como vilão, mas algo como anti-herói Cheyenne(Ángel de Andrés López), ex-garçom que quer ser ator profissional e faz o papel de vilão dentro do show de dublês. Não é uma pessoa má, mas sim uma pessoa com interesses de se sair bem nas situações, mesmo tendo de fato um coração bom, e que se torna um personagem essêncial para o fim do filme.

O filme, além de ter ótimas cenas de ação (como todo western deve ter) e comédia com ótimo timing, mas o seu coração, seu nucléo emocional que te faz prender, além de inumeras homenagens aos Westerns e outros filmes feito na Espanha. Muito da proprio estilo de filmagem do western spaghetti foi largamente ultilizado, desde sua abertura, nos angulos das cameras até a trilha sonora que pega muito das musicas de Morricone mas com um toque espanhol, e um leve homenagem ao massacre da Serra eletrica no final, já que os primeiros filmes do diretor foram de terror, gerando aí uma especie de auto-homenagem.

800 balas é sobre manter vivo, seja na lembrança ou na presença fisica, aquilo que uma pessoa foi e tudo que ela construiu, pois mesmo que aquele mundo criado seja falso, as hsitorias e experiências ali vividas são tão reais quanto a pessoa em si, e diferente de um dublê, ele não deve ser escondido ou substituido.

Nota: 9.5

Titulo original: 800 balas
Ano: 2002
Direção:Sancho Gracia, Ángel de Andrés López e Carmen Maura
Com:Álex de la Iglesia
Estúdio: Warner



Obs: Yoima Valdes é uma mulher tão gostosa, mas tão gostosa, que quase não tem fotos mais ousadas dela na Internet. Cornuto.




Related Posts with Thumbnails
blog comments powered by Disqus