O Medo

“Não há nenhum demônio, com exceção do medo.”
O Medo





Tema Macabro




Todo mundo tem aquele filme, música, livro, etc que o marcou na infância, seja de forma positiva, ou negativa. E com filmes de terror não é diferente. Nosso leitor e amigo Luiz modesti no Podcast de sobre Terror lembrou-se do Monstro do Armário. Eu tive tais experiências que me marcaram também, como a música do Simple Minds (que por alguns anos eu não conseguia escutar sem lembrar do filme baseado em A Coisa de Stephen King, pois foi a primeira coisa que ouvi após o filme), o filme Criaturas Atrás das Paredes e O Medo.

A história de O Medo (The Fear) é simples (e hoje seria até meio clichê), mas interessante: um grupo de jovens que fazem uma espécie de “terapia do medo”, a fim de conseguir superar seus maiores medos, acaba passando um fim de semana em uma cabana isolada para dar continuidade à terapia. Lá eles descobrem um estranho boneco de madeira em tamanho natural e logo vão perceber que não superar seus medos não é uma opção – se quiserem permanecer vivos. Dirigido por Vincent Robert (que só dirigiu esse filme mesmo), o filme é de 1994/1995.



O Medo não pode hoje ser visto como um filme sério. Nem na época, na verdade (já notava algumas tosquices quando assisti o filme há anos atrás), mas o filme me marcou por um outro motivo: O fato de que eu dei tão pouca atenção para o filme quando assisti da primeira vez, que só em uma segunda olhada é que eu entendi a "moral da coisa". E quando eu entendi, achei genial. Tudo bem que hoje eu já não acho tão genial assim, mas para alguém que estava recém aprendendo a curtir histórias de terror, toda experiência é válida.

Recomendo O Medo mais por curiosidade do que propriamente por ser um filme bom. É o típico filme B com efeitos terríveis e um boneco que parece o Homem Bicentenário de madeira. Mas, se você não tiver nada para fazer é uma boa pedida para passar o tempo. Mas por incrível que pareça, é um filme bem difícil de encontrar, tanto nas locadoras quanto na internet (talvez por conta do nome, tem diversos filmes com nome semelhante e isso dificulta a busca). Assisti o filme há muitos anos atrás, em VHS e nunca mais encontrei em DVD (mas pode ser que tenha, se alguém aí já achou, avise nos comentários).


Curiosidades:
- Quem faz o papel do doutor do grupo de protagonistas em questão é Wes Craven.


Na próxima Madrugada:
Uma expedição à Antártida revela segredos que seria melhor ficar enterrados. Na próxima semana, conheceremos melhor um dos maiores clássicos da literatura de horror, Nas Montanhas da Loucura.

Related Posts with Thumbnails
blog comments powered by Disqus