CinemaScope: Adaptações de HQs em 2011


O Plantão do Monitor mudou de casa, mas não signifique que ele vai parar de trabalhar aqui no Uarevaa! Esse aqui é o CinemaScope, onde falarei de filmes e sobre cinema especificamente. E mantendo a tradição, vamos falar dos filmes que chegaram esse ano, começando com adaptações de quadrinhos fora do eixo Marvel/DC, e se estendendo pelo mês afora com os filmes obscuros e adaptações da Marvel e DC. Clique no leia mais e vamos em frente!


Ah, os quadrinhos. A nona arte conseguiu neste ultima década ganhar respeitabilidade dentro do mundo concorrido de Hollywood e se tornou um dos pilares principais para a sobrevivência da industria. Mas mais do que isso, nestes anos que se aproximam, especialmente 2011 e 2012 os filmes adaptados de quadrinhos vão lançar tendências e estabelecer pilares de como fazer filmes, sejam eles espetáculos ou obras densas. Como foi dito acima, os filmes aqui citados são obras fora do eixo das grandes editoras, mas que não significa que também não sejam grandes histórias. (Observação: as datas presentes são nos lançametos nos Estados Unidos)

Besouro Verde (14 de janeiro)
De: Michael Gondry Com: Seth Rogen, Christoph Waltz, Jay Chou, Cameron Diaz

Atualmente sendo publicado pela Dynamite, Besouro Verde já passou por todas as mídias: filmes, seriados de TV, programas de rádio e, obvio, quadrinhos. No filme que chega esse mês nos States (fevereiro em terras brasilis). O playboy vagabundo Britt Reid (Seth Rogen) vivia na gandaia, até que sei pai, um milionário do jornalismo é assassinato. Assumindo o jornal do pai, ele decide junto com Kato (Jay Chou) , antigo assistente do seu pai, derrotar o mundo do crime dominado por Chudnofsky (Christoph Waltz) assumindo a identidade de Besouro Verde, e com um modos operandi bem curioso: agindo infiltrado nos bandidos para depois destruí-los por dentro.

Bem, meu único contato com o personagem fiz com a serie de TV na década de 60, e sempre achei que era tudo aquilo que o seriado do Batman com Adam West deveria ter sido e não foi. Além do milagre que esse filme já sair, e das reações que dizem que fará todos aqueles que xingaram o filme iram queimar a língua, meus únicos motivos para eu ter fé no filme são: Seth Rogen e Evan Goldberg nunca escreveram um filme ruim, Gondry na direção, e a possibilidade de termos o primeiro filme com um super herói cafetão na historia do cinema HAHAHAAHAHAHA.


Dylan Dog: Dead of Night (Março 2011)
De: Kevin Munroe Com: Brandon Routh, Peter Stormare, Sam Huntington, Anita Briem, Brian Steele

Bem, como vocês perceberam, o filme não saiu ano passado, mas tem data pra sair em 2011 na Itália (Março) e na Rússia (fevereiro), mas por enquanto sem sinal nos States ou outros países. Os trailer até então revelados não melhora a má situação perante os fãs e o publico, mas Kevin Monroe disse que os trailers não condizem com o atual status do filme. É ver para crer. Já falei dele muito no ano passado.


Priest (13 de maio)
Dirigido por: Scott Charles Stewart Com: Paul Bettany, Karl Urban, Maggie Q

Num mundo pós-apocalíptico, vampiros e seres humanos estão em conflito por gerações para a sobrevivência da espécie.Num mundo dominado pela Igreja Católica, um padre (Paul Bettany) que era um antigo herói de guerra vive renegado neste mundo, até que sua sobrinha Lucy (Lily Collins) é seqüestrada por uma gangue de vampiros liderada pelo Chapéu Negro (Karl Urban). Agora ele será obrigado a se juntar a membros da Igreja (Maggie Q), o namorado de sua sobrinha e um xerife(Cam Gigandet) para salvar a garota e punir os culpados. Baseado no manhwa (mangá coreano) da CHAMP/TokyoPOP.

Se vocês pararem e perceberem, nestes últimos anos o western está voltando com força total, especialmente aqueles que adicionam outro estilo ao consagrado velho oeste.Começou com o remake de 3:10 to Yuma, mas teve o BOOM com “Onde os Fracos não tem Vez”, e agora o estilo genuinamente americano tenta reencontrar seu espaço nesses tempos moderninhos.Ano passado o que mostrou ser um resultado sucessivo de “western misto” foi O Livro de Eli, e depois do remake de True Grit pelos irmãos Coen, o gênero volta a ganhar força. Jonah Hex perdeu a oportunidade de ser um dos grandes nesta nova onda, porem Priest corre o mesmo risco de não saber onde western começa e o sci-fi termina, limite esse determinado pela reação do publico. Observação: nunca li a revista, pra mim o filme vai ser bom ou um massa-véio extravaganza que nem legião.


Cowboys & Aliens (29 de julho)
Direção: Jon Favreau Com: Daniel Craig, Harrison Ford, Olivia Wilde, Sam Rockwell

No velho oeste, um homem sem memória chamado Jake Lonergan (Daniel Craig) acorda no meio do deserto do Arizona com um estranho dispositivo em seu pulso.Chegando a uma pequena cidade comandada a mão de ferro pelo xerife Woodrow Dolarhyde (Harrison Ford), ele descobre que é procurado por assassinato e condenado a forca. Mas nada iria preparar eles para uma invasão alienígena, abduzindo e destruindo boa parte da cidade. Sem saber como mas percebendo que tem ligação direta com os invasores, Jake terá que ser o elo entre índios e os sobreviventes das cidades caso eles queriam ver o dia de amanhã, preparando uma ofensiva contra os alienígenas. Baseado na graphic novel da Platinum Comics.

C&A também é outro dos westerns mistos que tentaram firmar o gênero Western de volta a audiência. Mas diferente de Priest, ele tem certas vantagens por causa do hype ( e competência) dos envolvidos: fato esse comprovado quando Jon Favreau botou a ultima San Diego Comic Con abaixo com a presença de Harrison Ford no evento, junto com o respeitável/impressionável trailer, mais com o elenco competente. Mas além de ser um filme que tenta firmar um gênero a um publico que não está tão acostumado mais com faroestes, esse filme é a prova de ferro de Favreau que quer mostrar que não precisa do Homem de Ferro para chutar bundas, além de ser a primeira história em quadrinhos adaptada de uma editora criada por um estúdio de cinema, mostrando que há muito mais em jogo do que se pode pensar.


Os Smurfs (3 de agosto)
De: Raja Gosnell Com: Hank Azaria, Neil Patrick Harris, Sofia Vergara

Se no desenho Gargamel que comer os Smurfs, no filme ele vai querer ele para fazer ouro e ficar RYCOOOOOOOOH! Mas, durante a perseguição aos azulzinhos, ele acaba despachando os Smurfs para o meio do Central Park em Nova York, tendo como únicos aliados os humanos Johan (Neil Patrick) e Odile (Sofia Vergara). Agora na cidade grande, Gargamel e os Smurfs vão aprontar todas na Sessão da Tarde.Baseado nas tirinhas feitas pelo cartunista belga Peyo.

Bem, vocês não querem profundidade psicológica e densidade narrativa num filme infantil, então mesmo que você fique pagando de “sou Cult demais pra isso” vocês vão dar uma olhada uma hora ou outra, afinal todos ainda curtimos aquilo que gostamos da infância. Espero diversão descompromissada.E Neil Patrick Harris rules.


Conan O Bárbaro (19 de agosto)
De: Marcus Nispel Com: Jason Momoa, Ron Perlman, Rose Mcgowan, Stephen Lang

O reboot do personagem dos cinemas mostra o básico: temos Conan (Jason Momoa), único sobrevivente de uma aldeia devastada pelo cruel Khalar Zym (Stephen Lang) , rondando os mistérios e perigos do mundo de Hyboria para cumprir sua vingança em nome de CROM! Atualmente o personagem é publicado pela Dark horse.

Bem, o filme que todos estão cagando e andando este ano é Conan. Entre os motivos da falta de confiança são a duvida se o protagonista vai dar conta do recado e se podem recontar uma historia que foi muito bem feita por Arnold Schwarzenegger no primeiro ( e clássico) Conan. Mas por ter Ron Perlman e Rose Mcgowan como uma bruxa de roupinhas curtas, e também por ser Conan, vale o voto de Minerva. Apesar deste filme usar os livros mais como base, é inegável e perceptível nas fotos da produção a influência dos quadrinhos da Dark Horse.

A Invenção de Hugo Cabret (9 de dezembro)
De: Martin Scorsese Com: Ben Kingsley, Sacha Baron Cohen, Asa Butterfield, Chloë Moretz Jude Law, Ray Winstone , Christopher Lee

Baseada na graphic novel de Brian Selznick, é uma historia fictícia baseada na vida de Georges Méliès, um dos primeiros diretores de filmes do mundo, que fez o clássico Viagem a Lua. A historia mostra o jovem Hugo Cabret (Asa Butterfield), que mora com seu pai (Jude Law) dentro de um relógio na estação de Paris. Quando seu pai morre, ele descobre um pequeno andróide, mas tem um problema: ele não sabe como ligá-lo. Na sua busca para resolver esse mistério, ele encontra vários personagens, como a excêntrica garota Isabelle (Chloë Moretz, puro awesomess) e o próprio Georges Méliès, interpretado aqui por Ben Kingsley.

Martin Scorsese vem fazendo um filme foda atrás do outro e aqui vai ser sua primeira experimentação com o 3D. Além do elenco impressionante, a historia parece ser bem bacana, e espero que até o lançamento do filme eles tenham vergonha de publicar isso por aqui, porque a arte é linda e a historia parecer ser muito boa. Tintin por Jackson e Spileberg e Scorsese com Hugo Cabret deixará o mês de dezembro tenso...

As Aventuras de Tintin: O Segredo do Licorne (28 de dezembro)
De: Peter Jackson/Steven Spielberg Com: Jaime Bell, Daniel Craig, Simon Pegg, Nick Frost, Cary Elwes, Andy Serkis

Baseado nas histórias clássicas de Hergé, O Segredo do Licorne mostra Tintin (Jaime Bell) e o capitão Haddock (Andy Serkis) ao encontro do tesouro do antepassado do capitão. Eles partem para encontrá-lo com a proteção de um fugitivo da prisão, assim como os detetives Thompson e Thomson (Pegg e Frost).O filme reúne 3 historias do personagem em uma só, no caso O Segredo de Licorne, O Caranguejo das Pinças de Ouro e O Tesouro de Rackham o Terrível.

Bem, temos dois dos maiores diretores da historia do cinema juntos, filmando uma dos melhores quadrinhos que o ser humano já ousou criar. Sendo curto e grosso: pra esse filme ser ruim tem que fazer muita, mas MUITA merda com o personagem. A idéia é de fazer uma cinesserie com o personagem englobando sempre 3 HQs em um filme, em trilogias, sendo que nesta primeira Jackson e Spielberg dirigirá dois filmes separadamente, e o terceiro filme juntos, usando, abusando e evoluindo a técnica de motion capture, abrindo infinitas possibilidades com o personagem.Só lembrando que Tintin não é novato nas telonas, já saíram 3 filmes com o personagem antes destes.

Bem gente, acabou por aqui. Nos vemos na próxima semana!

Related Posts with Thumbnails
blog comments powered by Disqus