Os Zeladores


As histórias em quadrihos nacionais durante anos foram criticadas por não se aproximarem da realidade e cultura brasileiras, tentando construir histórias mais próximas de um modelo americano do que tupiniquim. Então, é muito interessante ver como nos últimos tempos tem surgindo produções que seguem por outro viés surgirem. È o que acontece com os Zeladores.


Zeladores é uma das Histórias em Quadrinhos vencedoras do PROAC. O projeto online de produção independente, fez sua estréia em 5 de novembro, com lançamento na HQ Mix Livraria. Produzida por Roberto d’Avila, com arte de Anderson Almeida e roteiro de Nathan Cornes, a história traz personagens míticos e seu universo lendário para o nosso tempo, os coloca no contexto urbano de São Paolo - cidade fictícia baseada na capital paulista – e brinca com o reconhecimento de lugares, pessoas e eventos reais em meio a acontecimentos bombásticos.

Na série, os autores criam suas versões para a história de personagens do folclore brasileiro, como Zé Pilintra, malandro, afrodescendente, habitante da noite e da boemia, é o mais humano dos seres do imaginário popular brasileiro. Acompanhado pelo melhor amigo – Opala 78, detetive paranormal – Pilintra protege São Paolo de ameaças mágicas, agindo como um xerife do além. No primeiro número, ele enfrenta uma banda funk, reencontra o homem que o matou e visita a Caroxinha, o Barbarruiva e a Mulher de Branco, tudo isso antes de ser invocado por uma bruxa e seu indefectível Lobisomem verde.

A história é disponibilizada gratuitamente no site do projeto ou você pode adquiri-la em um encadernado lançado pela Devir. Com 64 páginas coloridas os desenhos de Zeladores lembram muito cartuns como “Samurai Jack”e a HQ mistura bem fantasia urbana e humor. Uma boa diversão e curiosa utilização de características nacionais nos quadrinhos. Fica a recomendação.

Zeladores
Formato: 20,5 cm × 27,5 cm
Estrutura: 64 páginas coloridas em papel couche 75 g/m²
Capa: Cartão 250 g/m² com laminação brilhante
Editora: Devir
Quanto: R$ 33,50

Related Posts with Thumbnails
blog comments powered by Disqus