Natal Sangrento

“Mamãe, você não devia dizer isso.
É perverso dizer coisas ruins sobre pessoas velhas.
Papai Noel vai punir você!”

Natal Sangrento





Tema Macabro





Todo mundo sabe que Natal é a época da paz, do amor e da fraternidade. Mas todo mundo também sabe que nem sempre é assim que a banda toca. Muitas pessoas não gostam da data por motivos diversos e nem todo mundo, também pelas mais variadas razões, poderá aproveitar o Natal em alguma balada nervosa à procura do (a) gato (a) desesperado (a) para ter alguém ao seu lado.

No caso de você ter que ficar em casa neste Natal, com uma tradição iniciada ano passado, vou dar uma dica bacana pra quem quer escapar da programação típica que geralmente repete os mesmos filmes e programas dos anos anteriores, se não alguma versão nova dos mesmos. E, melhor do que citar apenas um filme, vou citar uma cinessérie cult que lhe renderá uma maratona trash enquanto todo mundo estiver brindando o Natal. Você pode assistir sozinho, mas são os tipos de filmes que é melhor assistir em grupo.

Natal Sangrento (Silent Night, Deadly Night, 1984) poderia ser um típico slasher movie (filmes com psicopatas) com temática natalina, não fosse a polêmica gerada na época. Lançado na década de 80, o filme conta a história de um homem que, quando garoto, viu os pais serem assassinados por um bandido vestido de Papai Noel. O trauma permanece na mente do jovem até a fase adulta e, quando ele precisa assumir o posto de Papai Noel em uma loja de brinquedos onde trabalhava, a coisa sai do controle e ele sai matando aqueles que de acordo com sua lógica distorcida merecem ser punidos por não terem se comportado durante o ano.



Na época de seu lançamento, a produção foi criticada e houve campanha para boicotar o filme, devido ao controverso tema (as pessoas consideraram usar um Papai Noel assassino como um tema “longe demais” até para um filme de terror). Assim, após apenas 6 dias do lançamento, a publicidade do filme foi removida, e somente depois que a poeira baixou, o filme foi relançado e alçou status de cult, ganhando 4 sequências. Natal Sangrento Parte 2 – Retorno Macabro (Silent Night, Deadly Night part 2 ,1987) se passa anos após os eventos do primeiro filme e é protagonizado pelo irmão do assassino da produção original.



Natal Sangrento – Parte 3 (Silent Night, Deadly Night part 3 – Better Watch Out, 1989) foi lançado diretamente para video e apresenta uma história mirabolante que coloca o assassino da parte 2 em coma por seis anos após os eventos do filme anterior e introduz um excêntrico doutor que usa uma vidente cega (!) para tentar se comunicar com o Papai Noel Maligno, que acaba acordando, escapando e indo atrás da vidente. É o último da franquia que pode ser considerado uma sequência direta dos anteriores e que segue a mesma cronologia.

Em Natal Sangrento 4 – A Iniciação (Silent Night, Deadly Night 4: Initiation, 1990) temos uma história que nada tem a ver com os outros filmes. Aqui, temos uma repórter de Los Angeles que, na pista da inexplicável morte de uma mulher, se depara com um culto de bruxas que pretende realizar um ritual na véspera de Natal.



Natal Sangrento 5: Horror na Loja de Brinquedos (Silent Night, Deadly Night 5: The Toy Maker, 1992) encerra a franquia – em todos os sentidos – e outra vez muda completamente a história dos anteriores. Agora temos uma cidade que é aterrorizada por um fabricante de brinquedos e seu filho, que produzem brinquedos mortais.



Esta aí minha dica para quem precisará passar o Natal em casa e precisa de algo para assistir. Não são filmes para serem levados a sério, mas que vão garantir sua diversão nesta data tão imbecil bonita.

Curiosidades
- Natal Sangrento 2 foi criticado pelo uso excessivo de cenas do filme anterior, mas isso tem uma explicação. Devido ao orçamento baixíssimo, a produtora queria que o filme fosse apenas uma reedição do original, mas os cineastas insistiram e cuidaram para que fosse possível lançar o filme como uma sequência, mesmo devido às limitações orçamentárias;
- A expressão “Garbage Day” (dia de recolher o lixo), usada em Natal Sangrento 2 se tornou por um tempo um meme de internet;
- Natal sangrento 4 foi dirigido por Brian Yuzna, que posteriormente dirigiria as sequências de Re-animator, A Noiva de Re-Animator e Além de Re-Animator;
- Mickey Rooney, que interpreta o criador de brinquedos em Natal Sangrento 5 curiosamente esteve entre os maiores críticos do filme original na época do seu lançamento.


Na próxima Madrugada:
Para encerrar o ano mal bem, nada melhor do que uma festa de fim de ano a bordo de um trem... Junto com um assassino psicopata. Não deixe ler o último post do ano para conhecer Terror Train.

Related Posts with Thumbnails
blog comments powered by Disqus