RED de Warren Ellis


Uaréview
por Monitor


Quando envelhecemos achamos muitas vezes que que os considerados mais jovens não sabem das escolhas que fazem.Seja na vida ou em suas preferências, nos sentimos um pouco nostalgicos quando vemos alguem mais novo cometer os mesmo erros e acertos do que a gente e tentamos informa-los do que vão encarar no futuro.Mas quando esse tipo de coisa acontece numa situação politica, é muito diferente.


RED, escrito por Warren Ellis e desenhado por Cully Hamner, demostra uma situação onde muitas vezes o novo quer apagar o velho pela simples possibilidade de achar que assim que deve ser, sendo que muitas coisas em que vivem hoje foram decididas graças a esses velhos, escolha muitas vezes difíceis, que por mais duras que sejam, são escolhas importantes.

Paul Moses fez muitas coisas erradas, e não tem vergonha delas, pois fez por aquilo que considerava o bem do seu país.Ele vê o jovem novo diretor da CIA Beesley como uma criança que não sabe muito bem o que fazer. E Beesley decide caçar Moses por achar o que ele fez foi horrendo, mas sem pensar nas consequências disso, sejam elas involuntáriamente positivas ou negativas.No caso a falta de experiência o pegou, alem da sensação de "dono do mundo" de achar que pode julgá-lo por tudo que fez.

Mas o grande arquiteto desse plano, Adrian Kane, sabe que não existe mais pessoas como Paul, pessoas que tem plena consciência de suas responsabilidade, não como agentes do governo ou empregados, mas como homens que seguram o culhão de suas ações, homens que sabem porque fazem aquilo.O mosntro foi criado, e querem ele de volta a coleira, mas é tarde demais, o país é outro,a mentalidade de seu governo (mostrando que se passa durante a era George W Bush) é completamente diferente, que usa seu poder de comandar de maneira gratuita. E monstros como Paul não podem existir mais em um mundo que não consegue assumir suas ações, sejam elas certas e erradas.

No fim da contas, temos um ótimo conto politico, com ação e papo equilibrados, mas uqe não funciona exatamente como uma historia, mas como disse anteriormente, um conto.A leitura das 3 edições é tão rapida que você nem percebe como terminou, mas não deixa de ser mesmo assim uma leitura agradavel e um bom thriller politico,e acima de tudo, uma critica acída a um governo que não sabe lidar com seus demônios.

NOTA:8,5

Related Posts with Thumbnails
blog comments powered by Disqus