Rubber de Quentin Dupieux

Uaréview
Por Monitor

Qual é o sentido da vida? E para um filme, qual é o sentido de sua existência? Você espera encontrar o sentido da vida assistindo um filme? Um filme tem que trazer a verdade de tudo ou principalmente, precisa ter sentido para existir? Rubber, como filme, não tenta responder essas perguntas mas faz você questiona-las de uma maneira divertida e sem pressão.


Bem,qual é a historia de Rubber? O mote principal é de um Pneu de carro vivo chamado Robert, com gostos, emoções, sentimentos e personalidade psicopata que consegue liberar seus poderes telecinéticos para matar pessoas. Mas o filme vai além disso. Temos os telespectadores vendo todos os acontecimentos do filme, nos representando dentro da tela com certas espectativas de quem está conhecendo aquele mundo pela primeira vez. E temos os policiais, a serviço do "chefão" (ou aquilo que poderia considerar o diretor) que querem que os telespectadores acabem de ver o filme para poderem voltar a viver de fato suas vidas, e se libertarem de seus personagens bidimensionais enquanto a historia rola.

Claro que como todo psicopata, Robert tem origem e porquês de fazer isso. E uma bela vitima em potencial. E um publico sempre sedento de conteúdo, de opinião, de tudo.  Assim como os atores que fazem de tudo para que o processo acabe o mais rápido possível com o numero mínimo de mortos e feridos, para poder em viver de verdade fora as telas. O pneu poderia muito bem ser substituído por Rutger Hauer em "A Morte Pede Carona" ou qualquer outro personagem do gênero de road movies de suspense, mas ao mesmo tempo porque não escolher um pneu como protagonista? Nessas horas é que vejo o "gênero trash" (porque erroneamente muitos classificarão o filme assim) porque a partir do absurdo e do ridículo tem muitas possibilidades de falar algo sobre o nosso mundo e a nossa vida, mas de uma maneira menos chata.
No caso Rubber se assume como filme sem sentido e se trata como homenagem a essa coisa sem sentido que é viver. Afinal os filmes só existem porque queremos ver historias na tela que nos traga alguma emoção, seja ela qual for, assim como filme quer que seu objetivo, que é acima de tudo contar uma boa historia. Rubber é um ótimo filme, e uma aula de cinema não didática que você acaba aprendendo mais do porque de se fazer e existir filmes do que numa sala de aula.


NOTA: 9,5

Related Posts with Thumbnails
blog comments powered by Disqus