Mercado Editorial de Quadrinhos... nos anos 80!


Aproveitando o podcast dessa sexta, que vai falar sobre o mercado editorial nacional e quadrinhos independentes, vamos aproveitar para ver um programa jornalístico (sic) "especial" feito para TV sobre quadrinhos brasileiros, realizado no começo da década de 90!
Preparados para tirar o pó de cima de sua tv valvulada, pequeno padawan?

Essa pérola que consegui logo após ter gravado o podcast, é um programa que passava na Rede Manchete do Rio e se chamava "Documento Especial". Lembro que nessa mesma época, quando descobri os quadrinhos nacionais, que estavam realmente bombando, eu assistia a essa porcaria que sempre tinha pautas um tanto quanto escabrosas. Na época eu "se divertia todo" com isso! Era nossa internet lado B, digamos assim. Sempre tinha algo bizarro e curioso nesse programa. E lógico, peitinhos... é mais ou menos o que o MDM faz hoje, só que falando menos de quadrinhos.

O que surpreende realmente é o entusiasmo do apresentador!

Nesse vídeo, é mostrada a "cena" nacional dos quadrinhos da época, onde eles entrevistam os caras que estavam começando a acontecer, como o Laerte (antes de parecer uma tia velha com brincões de argola), Angeli e Fernando Gonzales.
É falado ainda sobre os quadrinhos de Terror, onde um dos personagens mais famosos era o Zé do Caixão e o grande autor do gênero Flávio Colin, os catequismos eróticos do desconhecido Carlos Zéfiro, uma parte sobre os zines da época, o grande anarquista Marcatti e até falam do filme "Homem de Preto" de Emir Ribeiro! Pura alegria de viver!


Ainda temos o passado escabrosso de Lourenço Mutarelli e de um certo editor de uma revista chamada DUNDUM, de nome Adão Iturrusgarai, que tomou uma bronca dos vereadores e defensores da moral lá de Porto Alegre por publicar uma revista de "alguém dando uma trepada numa porca"! É, os tempos eram outros!
A molecada de hoje não acredita, mas a censura era bem brava!
A pergunta que fica é... será que a gente evoluiu?

Videos tu.tv

Related Posts with Thumbnails
blog comments powered by Disqus