K-Tel´s Rock & Roll

Semana do Rock rolando direto no Uarévaa, mas falar do Rock de raiz mermo, o Rock 'n' Roll moleque, de várzea, o primeirão, ninguém fala, né? Tudo bem, o véio Freud tá aqui pra ressucitar essa coluna e trazer algo de "desde os tempos mais primórdios" da minha infância: O vinilzão de Róquenrou da K-Tel!!



Senta que lá vem estória.... Quando eu era criança piquinininha lá em Vila Valqueire (faaaaz tempo!!!) meu disco favorito, quando eu tinha uns 2 ou 3 anos de idade, era esse ai: uma coletãnea de Rock 'n' Roll, "como vista na TV", com capa toda colorida e as fotos dos artistas dentro de bolinhas, rs...


Esse disco conservadinho ai da foto não é a mesma cópia que eu ouvi na infãncia (eu acabei comprando outro igual faz pouco tempo num sebo) porque aquela eu esculhambei toda. Ninguém lá em casa aguentava mais eu ouvindo esse disco à tarde inteira, então às vezes eu mesmo tentava colocar o bolachão na vitrola e CLARO que com isso eu arranhei o disco todo, rs....



As capas eu rabisquei todas também, rs... Essa ai de trás, por exemplo, no disco original, foi alvo dos meus primeiros e toscos traços (que não melhoraram muito desde então). Ai do meu filho se fizer isso com meus discos!!

Mas chega de firula e vamos olhar no detalhe a lista das músicas que é isso que interessa.


Se voce nasceu ontem e não sabe que merda é essa de Lado 1 e Lado 2, então também boiou quando eu falei de disco, vinil, bolachão, toca discos e vitrola. Só que agora não é hora deu falar disso. Vá perguntar ao seu avô ou então no Formspring do Freud Explica que outro dia eu respondo na coluna.

Pois bem, o disco já começa arrebentando com o "Arquiteto do Rock'n'Roll", Little Richard e a cráááássica "Lucille". A voz desse cara é uma sacanagem, ele destrói no piano e é sem sombra de dúvida um dos roqueiros mais carismáticos EVER!!! Confere ai uma versão ao vivo de Lucille.




Na sequência, uma das músicas mais importantes da história do Rock, a primeira a chegar ao topo da parada Pop da Billboard, fazer sucesso mundial e explodir o Rock'n'Roll mundo afora: "Rock around the Clock", por Bill Haley and His Comets. Sempre que meu pai queria elevar alguém à um posto inabalável de qualquer coisa ele dizia que o cara era o "Papa" da tal coisa. Pois bem, a primeira vez que me lembro de ter ouvido ele falar isso de alguém foi de Bill Haley como "O Papa do Rock'n'Roll". Cara, não vou botar vídeo de tudo que é música no post, mas essa é outra que não tem como faltar, é MUITO clássico isso!!!




"Personality", um dos maiores sucessos de Lloyd Price, outro precursor do Rock, é mais uma música que eu sempre gostei muito e talvez nunca teria conhecido se não fosse por esse disco.

"Runaround Sue", do Dion, fecha um quarteto fodão de músicas que abre o disco. Essa é muito show. A letra fala duma garota que deixa o Zé Ruela apaixonado na merda depois que ela resolve metê-lo um chapéu de touro e liberar geral pra todo mundo, rs... O ritmo levado pelos backing vocals é contagiante e essa talvez alguns reconhecam pelo trecho que foi usado no Megamix do Jive Bunny.

Passadas essas 4, vou pular algumas e falar só das mais importantes, pra mim pelo menos.

Na faixa 8 um crássico nacional... Cuma? Explico. O sucesso "Rhythm of the rain" teve uma ótima versão nacional, feita pelo cantor da Jovem Guarda Demétrius, "Ritmo da chuva". Essa versão brazuca fez sucesso bagarai e esteve na trilha da novela Estúpido Cupido, outro disco que tinha lá em casa. Confere ai uma versão recente dela cantada pela Fernanda Takai e Rodrigo Amarante.




O polêmico matador (calma, não é o goleiro Bruno) Jerry Lee Lewis também comparece com seus 2 maiores sucessos: "Great balls of fire" (que muitos talvez conheçam por estar no épico filme gay Top Gun, rs) e "Whole lotta shakin` goin` on". Confira ai esse clipe que saiu na época em que Dennis Quaid estrelou um filme sobre o "carcador de priminha" que escandalisou os EUA.




Outra favorita minha desse disco é "Runaway" do Del Shannon, que já foi até regravada pelo Traveling Wilburys, um grupo formado por ninguém menos que George Harrison, Jeff Lynne, Roy Orbison, Bob Dylan e Tom Petty. Dizem que Shannon inclusive foi convidado a integrar o grupo também, em 1988, mas recusou o convite. Ele tragicamente se suicidou em 1990. Confere ai a versão dos Wilburys viajantes.



Vou parar por aqui, mas o disco ainda tem várias outras músicas muitos legais como "Chantily lace" do Big Bopper (que voz de canalha tinha esse cara, eu jamais deixaria uma filha minha sair com ele, rs..) e algumas hilárias como as duas dos Coasters e "Surfin` Bird" que muita gente conhece graças às versões dos Ramones e do João Penca e seus miquinhos amestrados.

Claro que nesse disco falta Chuck Berry, Elvis, Buddy Holly, Eddie Cochran e muitos outros grandes astros da época, mas ainda assim é uma coleção bem legal de se ouvir. Titio Freud fecha então deixando um presentinho pra quem curtiu o post.

Related Posts with Thumbnails
blog comments powered by Disqus