Star Wars, Online Editora: O Universo Expandido

Uaréview
por Ser Supremo


Desculpem os fãs mas eu acho os filmes de Star Wars muito mais ou menos. A trilogia clássica, que usa o ciclo da Jornada do Herói demonstrada por Joseph Campbell, é até bacaninha com o lance de o bem vence o mal, espanta o temporal, azul amarelo tudo é muito belo... Mas prefiro muito mais o universo expandido pelos livros, gibis, jogos e outras mídias mais inúteis.

Para se ter uma leve noção do tamanho de material que tem esse universo expandido, existem mais de 100 livros, mais de 150 jogos, trocentos livros de RPG e incontáveis quadrinhos! É coisa bacarai!


Infelizmente no Brasil, não existe muito material traduzido. Alguns livros foram publicados no Brasil a um pusta dum tempo atrás, (acho que um deles é a trilogia de Thrawn), e tu só os encontra em sebos bem ensebados. Os quadrinhos tiveram um pouco mais de conteúdo, desde as histórias não canônicas da Marvel publicadas pela editora abril dentro de Heróis da TV, a uns gatos pingados aqui e acolá, mas sem continuidade ou cuidado nenhum.

Mas esse quadro está mudando, pelo menos nos quadrinhos! A editora online desde o ano passado publica a revista Star Wars no Brasil, com um cuidado lazarentamente fodônico!

Old Republic, essas histórias se passam a aproximadamente quatro mil anos antes do Darth Vader ter pelinho no sovaco, conta a história de um padawan acusado injustamente de trucidar todos os outros padawans de seu templo e suas desventuras para limpar seu nome, isso tudo em meio a maior invasão Mandalorian da história. Interessante destacar que nenhum sith aparece na história e para os que como eu gostaram do jogo Knights of Old Republic, tem umas referências pra lá de batutas ao longo das edições. Altamente batuta!


Dark Times cobre o período entre a trilogia bunda e a trilogia clássica, exatamente após a tal ordem 66. A história desse período gira em torno de três visões distintas: O império se estabelecendo na galáxia esmagando toda e qualquer resistência no processo; a visão de piratas espaciais; e finalmente a visão de um dos únicos Jedi que escapou da cilada do imperador. Uma curiosidade: a revista publicada aqui no Brasil tem somente 1 mês de diferença da publicação americana, isso mesmo somente um mês! Isso é porque a online editora ainda tem de montar e mandar uma edição para a Lucas Arts aprovar, se não teria lançamento quase simultâneo! Dá nem tempo de tu baixar o scanner... Aprende Panini!


Rebelion, se localiza em algum ponto no meio da trilogia clássica onde o pega pra capar com o Império está em seu ápice. Como não gostei, não vou nem perder o tempo falando mais, ainda bem que a série já acabou.

Invasion, se passa uns par de ano depois da trilogia clássica, não lembro mas acho que é uns vinte e cinco anos. Aqui a história é sobre uma nova ameaça fodona, a raça de conquistadores biotecnológicos Yuuzhan Vong. A abertura dessa série é muito animal, dá até vontade de ver isso na telona!

Legacy, Conta a história de Cade Skywalker, um dos únicos sobreviventes do ataque ao templo Jedi que matou seu papai e toda a galera que ele conhecia. Heroicamente o garoto vira um bandido drogado chorão e tenta escapar do legado que de seu sobrenome. Acho essas histórias a mais fraquinha da revista, não que seja uma merda completa, mas é meio nhé...


No balanço geral é uma excelente publicação altamente recomendável para os fãs de boas histórias em quadrinhos!

Star Wars, editora online, publicação mensal, R$ 7,90, um montão de páginas coloridas. A editora vende online as edições passadas e já lançou três encadernados das primeiras seis edições de seus principais títulos.


E agora um videozinho que eu tava louco para colocar e nunca tive uma desculpa:


Related Posts with Thumbnails
blog comments powered by Disqus