O Demônio, a armadura e o guarda-costas

No post anterior:
Uma interrogação ambulante e um detetive determinado em cumprir sua missão até a morte, Questão serviu de inspiração a personagens emblemáticos dos quadrinhos e trilhou um caminho único dentro do Universo DC.


Enquanto isso, na banda desenhada...” é uma seção que traça um paralelo entre o universo real e o mundo dos quadrinhos, analisando como as duas realidades afetam uma à outra, trazendo informação e estimulando a reflexão acerca dessa 8ª arte"


O Exército de um Homem Só
Por Marcelo Soares


A década de 60 foi um grande marco para os quadrinhos, foi nesse período que Stan Lee e Jack Byrne criaram uma legião de heróis que formaram uma nova geração de leitores, humanizando os personagens e criando a Marvel Comics. Entre essas criações surgiu um multimilionário que para salvar sua vida usa uma armadura ultra tecnológica, uma verdadeira arma de guerra em pleno o auge da Guerra Fria.

Lee e Kirby, auxiliados pelo roteirista Larry Lieber e pelo desenhista Don Heck, lançaram no número 39 da revista Tales of Suspense, de março de 1963, o Homem de Ferro (Iron Man), personificação heróica de Tony Stark, fornecedor de armamentos para o governo Norte-Americano. Na história, em uma inspeção no Vietnã do uso de uma arma projetada por sua fábrica, Stark é vítima de um acidente que aloja estilhaços de bomba em seu coração, deixando-o a beira da morte.

Os vietcongues o capturaram e o levam até o líder Wong Chu. Restavam apenas alguns dias de vida para o americano, e Chu o forçou a criar uma poderosa arma e prometeu que depois ele seria operado dos estilhaços. Tony decidiu obedecer, mas não criou uma arma, e sim algo que o mantivesse vivo e permitisse derrotar os vietcongues. Preso com ele estava outro gênio, o professor Yin Sen. Stark revelou seu plano ao professor, e Sen o ajudou a construir a armadura que o manteria vivo. Inventou um traje especial, um exo-esqueleto superequipado semelhante a uma armadura.

Quando Stark experimentava a armadura, homens de Wong Chu se aproximaram. Para impedir que entrassem na sala e interrompessem o processo que recuperaria o coração de Tony, o velho professor começou a gritar contra a tirania para lhes chamar a atenção. O cientista foi fuzilado. Mas foi o tempo suficiente para que Stark se recuperasse e se acostumasse a usar a estranha e patética armadura cinza que criaram. Chu tentou fugir, e o Homem de Ferro incendiou o galpão de munições fazendo com que a explosão o matasse. Após retornar aos EUA, Stark começou uma carreira como super-herói.


No começo de suas atuações, e para que ninguém desconfiasse, Stark espalhou o boato de que o Homem de Ferro era seu guarda-costas. Nas aventuras dos anos 70 e 80, era comum heróis, vilões e coadjuvantes do Universo Marvel se referirem ao Homem de Ferro como "o lacaio de armadura". Apenas seu motorista, Harold "Happy" Hogan, e sua secretária, Virginia "Pepper" Potts, sabiam da identidade secreta de Stark.

Na versão original Tony Stark colaborava com as forças armadas americanas, desenvolvendo armas e maquinários destinados aos confrontos da Guerra Fria. Seus inimigos freqüentes eram os comunistas (russos, asiáticos ou latino americanos), enfrentando como Homem de Ferro rivais tecnológicos como o Dínamo Vermelho (ou Escarlate) e o primeiro Homem de Titânio, Mandarim, Bárbaro Vermelho, ou espiões especiais como a Viúva Negra e o Espião Mestre. Duramente atacado na época da reação à Guerra do Vietnã, amenizou sua postura anticomunista. Nesse período, Tony tornou-se pacifista e negou-se a continuar inventando armamentos, entrando em uma nova fase de sua vida.

Em 1968, o Homem de Ferro ganha uma revista própria, passando a dividir-se entre os dois títulos, Tales of Suspense e The Invincible Iron Man. No entanto, em essência, as tramas não variam tanto de uma publicação para outra. Em geral, suas histórias giravam em torno dos conflitos pessoais de Stark (seus desencontros amorosos com Pepper Potts ou com outras namoradas eventuais), a constante ameaça à sua vida (devido aos estilhaços de bomba em seu coração) e o aparecimento de vilões que, de um modo ou de outro, tentavam solapar o mundo capitalista (incluindo aí organizações como a IMA e a Maggia). De destaque, na época, a mudança de cor e design da armadura de cinza para dourado, que lhe deu maior mobilidade e atrativo gráfico e, por tabela, valeu ao herói a denominação de Vingador Dourado.

O Homem de Ferro não chegou a ter o mesmo impacto na indústria de quadrinhos que tiveram outros heróis da Marvel, como o Homem-Aranha, X-Men ou o Quarteto Fantástico, se tornando mais presente em sua colaboração nos Vingadores. No entanto, ele contou com bons desenhistas, destacando-se Gene Colan e John Romita Jr., indiretamente responsáveis pela permanência do Homem de Ferro nos quadrinhos.

Com o passar dos anos, Stark foi levado à falência por um rival chamado Obadiah Stane (criador da armadura do Monge de Ferro), que o levou a um colapso emocional e problemas com alcoolismo, culminando na famosa saga O Demônio na Garrafa. Ele teve de abandonar a identidade do Homem de Ferro, transferindo-a para um de seus empregados, o ex-militar James Rhodes. O segundo Homem de Ferro agia sob as instruções de Tony Stark e participou de momentos decisivos da cronologia do universo Marvel (como, por exemplo, as Guerras Secretas). Stark recuperou-se financeiramente criando uma nova companhia, a Circuits Maximus, mas enquanto a reerguia, Rhodes continuou no controle do traje.


Com o tempo Rhodes foi se tornando cada vez mais agressivo. O motivo era o traje estar calibrado para funcionar em conjunto com a mente de Stark. Depois de salvar Rhodes e derrotar Stane, Tony decidiu se dedicar a destruir todos os trajes de combate baseados no seu Essa perseguição aos vilões cibernéticos teve uma conclusão trágica quando Stark, ao lado da Viúva Negra e de um novo Dínamo Escarlate - o militar russo Valentin Shatalov - enfrentaram o ensandecido Homem de Titânio original (Boris Bullski)., culminando na morte do vilão.

A esse choque psicológico, se seguiu outro físico: o uso constante do traje do Homem de Ferro estava destruindo o sistema nervoso de Tony Stark. Enfraquecido e, mais tarde, paraplégico após ser baleado por uma ensandecida ex-amante, Stark não podia mais lutar em pessoa e teve que desenvolver uma versão do traje do Homem de Ferro controlável à distância. Quando essa versão provou não ser suficiente ante uma ameaça em particular, Stark produziu uma nova armadura, mais poderosa que veio a ser chamada de Máquina de Combate. Essa foi mais eficiente contra seus inimigos mas tinha os mesmos efeitos que sua armadura antiga sobre sua saúde. Muito tempo depois, Stark recobrou a mobilidade das pernas após - literalmente - exigir o uso em si mesmo de um revolucionário biochip.

Stark decidiu fingir sua morte enquanto se recuperava. Rhodes, que não foi avisado sobre esse plano, assumiu o comando das Empresas Stark e da Máquina de Combate. Quando Stark reapareceu curado, Rhodes ficou furioso por ele ter enganado a ele e a outros amigos e partiu, levando consigo a Máquina de Combate.Rhodes passou a atuar esporadicamente usando o traje do Máquina de Combate. A mini-série War Machine lançada em 2004 pelo selo Marvel Max mostrou Rhodes no comando de um esquadrão formado por várias Máquinas de Combate a serviço da S.H.I.E.L.D. Tony Stark, que havia brigado com Rhodes, é mostrado furioso e confuso pelo fato dessa agência governamental ter conseguido acesso à sua tecnologia robótica secreta.

Anos depois, a médica Maya Lopes, desenvolveu um vírus que foi injetado no terrorista Mallen. Este vírus garantia superforça, fator de cura bem avançado velocidade, e no caso de Mallen, fogo e raios. Após uma sangrenta batalha, o Homem de Ferro sai muito ferido e é levado para o hospital de Maya, que o convence de que a única forma de sobreviver seria injetando o vírus Extremis nele. Tony Stark aceita receber o vírus, fazendo com que a primeira camada da armadura saisse dos orificios de seus ossos. Como ele mesmo diz, "agora Tony Stark é o Homem de Ferro, por dentro e por fora", o vírus beneficiaria a mesma em conjunto com seu corpo. Após a injeção do vírus, ele luta contra Mallen, luta esta que resulta na morte do terrorista.

Quando os Novos Guerreiros atacam um grupo de super-vilões em seu programa de TV, um deles se detona e destrói a metade de um bairro de classe média nos Estados Unidos. O medo de seres poderosos faz com que o governo americano crie uma lei obrigando o registro de cidadãos com super poderes. Isso dá início a saga Guerra Civil, que coloca em lados opostos os antes aliados, Capitão América (pela liberdade dos cidadão de seu país) e Homem de Ferro (trabalhando para o governo e apoiando o registro). O fim da saga mostra a suposta vitória do grupo liderado pelo Homem de Ferro, com a subsequente prisão e morte do Capitão América, e Tony Stark assumindo o comando da S.H.I.E.L.D.

Nesta saga, se descobre que o Homem de Ferro é um dos Illuminati. Sociedade secreta dos heróis mais poderosos e influentes que determinam, de certa forma, os destinos dos outros entes super-poderosos do planeta. Esse grupo é composto por Homem de Ferro, Reed Richards, Namor, Doutor Estranho, Raio Negro e Charles Xavier (Professor X). As decisões deste poderoso grupo, de alguma forma, influenciaram nas vidas de todos os super heróis e vilões do Universo Marvel, como o exilio do Hulk para outra galáxia (Saga Planeta Hulk) e interferências na Guerra Kree-Skrull.

Apesar de estar à frente da mais poderosa potência militar dos Estados Unidos, o Homem de Ferro e as equipes sob seu comando foram incapazes de evitar a devastação causada pelos skrulls, que se infiltraram entre os Vingadores e, por pouco, não dominaram o planeta na saga Invasão Secreta. Diante de tal falha, Stark e os demais comandantes foram destituídos da S.H.I.E.L.D., a agência bélica foi desativada e, no seu lugar, foi implantada a M.A.R.T.E.L.O., uma agência comandada pelo Patriota de Ferro, Norman Osborn (ex-Duende Verde), usando uma versão da armadura do Tony Stark. Ele e a última versão dos Thunderbolts assumiram a identidade heróica de quase todos os Vingadores (clandestinos, devido à Lei de Registro de Super-humanos).

O Homem de Ferro passou a ser caçado com Inimugo Público número um da América, sendo perseguido pessoalmente por Norman pelos céus do mundo. Nesse período, Stark ficou sem o virus Extremis, já que não tem mais acesso ao seu patrimônio tecnológico (confinado na Torre Stark, sede operacional dos Vingadores Sombrios), e com a armadura tendo falhas.Atualmente, Tony Stark prepara o contra-ataque as forças de Norman em um grande Cerco, buscando recuperar seu status quo e o do Universo Marvel em si.


Epílogo: Curiosidades

- Nos anos 60, o Homem de Ferro foi um dos cinco heróis adaptados na série The Marvel Super Heroes. A animação era limitada, basicamente uma transcrição dos quadrinhos, e a série ficou conhecida pela música tema (no Brasil, traduzida como "Tony Stark / Tira onda / Que é cientista espacial / Mas também é / Homem de Ferro / Elétrico, atômico, genial").




- Iron Man, outra série animada fora lançada em 1994, durando duas temporadas com Robert Hays fazendo o herói na dublagem original. Essa versão também participou em episódios dos desenhos animados do Hulk e do Homem-Aranha que passavam ao mesmo tempo. Um filme animado, O Invencível Homem de Ferro, foi lançado em DVD em 2007, e uma nova série, Iron Man: Armored Adventures, foi lançada no canal pago Disney XD em 2009.

- O Homem-de-Ferro também fez pontas no desenho dos anos 80 Homem-Aranha e Seus Incríveis Amigos, e na animação recente do Quarteto Fantástico, além de aparecer em duass animações de 2006 dos Ultimate Avengers (Os Supremos, no Brasil).

- Três jogos foram estrelarados pelo herói: Iron Man and X-O Manowar in Heavy Metal (Acclaim, 1996, diversas plataformas), The Invincible Iron Man (2002, Game Boy Advance) e Iron Man (Sega, 2008, diversas plataformas), a última sendo uma adaptação do filme.

- O personagem também é jogável em Captain America and the Avengers (1991) , Marvel Super Heroes: War of the Gems (1996), nos jogos de luta da Capcom Marvel Super Heroes e a série Marvel vs. Capcom, Marvel Nemesis: Rise of the Imperfects, Marvel Ultimate Alliance e Marvel Ultimate Alliance 2: Fusion. O Homem de Ferro aparece como personagem secreto nos jogos Tony Hawk's Underground (após terminar o jogo) e X-Men Legends II: Rise of Apocalypse (após achar as 4 partes de sua armadura nas 4 primeiras fases e na quinta fase encontrar Tony Stark).

- Tony Stark e suas empresas fazem uma ponta no jogo de 2005 do Justiceiro, e no jogo de 2008 The Incredible Hulk, o Homem de Ferro aparece para enfrentar o Hulk caso este cause muita destruição.

A seguir: Uma estrela no céu

Related Posts with Thumbnails
blog comments powered by Disqus