Homem de Ferro 2

Uaréview
Por Vini


Para analisar o desempenho de Homem de Ferro 2 temos que colocar alguns pesos na balança e analisá-lo sob vários aspectos. Como sequência do primeiro, acho que o filme se saiu acima da média. Geralmente sequências, ainda mais sendo de super-heróis, tendem a fraquejar bastante, mas na minha opinião são três os fatores mais importantes para que esse filme segurasse as pontas e se tornasse um bom filme: Robert Downey Jr., Mickey Rourke e Jon Favreau.

Isso porque não estou contando com a presença de Scarlett Johanson como a Viúva Negra e Don Cheadle como Máquina de Combate, que substituiu Terrence Howard e seu apático Jim Rhodes, fazendo um papel bem melhor que seu antecessor.

Fato: Downey nasceu para esse papel, porque ele simplesmente faz ele mesmo!
Não que eu conheça o cara, mas por tudo que a gente acaba lendo dele por aí, não dá pra simplesmente dizer que o ator só está fazendo um bom papel e pronto. É ele que imprime emoção no filme todo, de drama (por estar muito doente e preocupado com as consequências disso), da parte de ação (tanto como Homem de Ferro ou analisando maneiras de se curar da infecção ao paládio) e até da parte cômica (do jeito com que o personagem se porta durante seu depoimento ao congresso americano e na festa em sua mansão).

Ele certamente é o nome do filme e grande responsável por segurar as pontas com a simpatia de seu personagem. Mickey Rourke está matador no papel do vilão Whiplash. O cara é um grande ator e deu um ar todo sinistro ao personagem. Não só pela sua cara feia, mas pelo seu talento em atuar mesmo! Ele foi do brilhante cientista transtornado ao brucutu que usa a força pra conseguir seus intentos de uma maneira fantástica.


E por fim, fechando a trindade, o diretor e ator Jon Fraveau que foi responsável por dar continuidade no jeito divertido e despretensioso do filme e pela participação como alívio cômico nele. Ele conseguiu terminar uma cena fantástica de ação (aquela onde a Viúva Negra ataca vários seguranças) com uma piada, sem estragar nada dela! Por ser a sequência de um filme de sucesso, esse filme veio carregado de pressão para que ele fosse até maior, tão bom quanto o primeiro. Eu acho que não conseguiu, mas também não deixou de ser um filme bom e divertido!


Imagino que o fato desse filme estar ligado ao plano da Marvel em conectar todos os filmes dentro de uma mesma linha cronológica para a preparação do filme dos Vingadores seja em parte responsável por não termos um filme mais fácil de assimilar como continuação do primeiro. Isso "travou" um pouco o desenvolvimento do filme e pode prejudicar os outros filmes que estão por vir.

Muitos tiveram medo antes do filme estrear! Digo isso porque num primeiro momento, imaginar um filme onde o vilão além de não fazer parte da galeria de vilões mais "bad ass" do Ferroso ainda é um "bucha" nos quadrinhos, faria qualquer um imaginar que o filme estava fadado ao fracasso! Mas como eu disse antes, tudo foi salvo por grandes atores, um diretor muito comprometido e principalmente um roteiro competente. Daqueles que você tem a sensação de que está lendo um bom arco de histórias do personagem nos quadrinhos. Nós que estamos acostumados a ler Homem de Ferro já sabemos, o personagem não teve lá muitos grandes momentos nos quadrinhos a não ser na fase da "pilecagem", na guerra das armaduras e mais recentemente em Extremis e Civil War.


Mas o roteiro é competente por isso. Apesar de não fazer menção direta ao problema do alcoolismo, uma parte está lá durante sua festa de aniversário. Aliás, cena hilária, que logo após, se transforma numa das melhores tretas entre super-heróis que um filme já registrou!



Nesse segundo filme, temos Tony Stark como uma celebridade mundial por ter se revelado como o herói enlatado. Suas preocupações agora são ter que enfrentar o governo dos EUA, que quer confiscar a armadura para utilizá-la em benefício de seus interesses como uma arma de guerra, e pensar numa maneira de se livrar da doença que o está acometendo e que piora cada vez que ele usa a armadura, isso por causa de um composto presente na bateria peitoral. Portanto, alguns dos elementos mais importantes de várias histórias do personagem estão no roteiro. Inclusive a criação do Máquina de Combate, que segue quase a mesma linha traçada nos quadrinhos e a presença de Justin Hammer, seu antagonista, brilhantemente feito por Sam Rockwell.


Por falar em elementos importantes da história do personagem, é fato que o Homem de Ferro tinha muito mais fama na década de 70 do que hoje nos quadrinhos (apesar dos ótimos filmes), e a impressão que eu tive até certa parte do filme, pra ser mais exato durante a corrida em Mônaco, é que o clima da película era totalmente anos 70! Não sei se mais alguém percebeu isso, mas dá pra notar um climão daqueles filmes antigos de heróis (esses menos poderosos e mais humanos) que passavam na TV.


A presença da SHIELD e de Nick Fury (Samuel L. Jackson também sendo ele mesmo!) estão muito mais fortes agora e serviram como ponta para incluir o Homem de Ferro dentro do universo dos Vingadores, já a Viúva Negra de Scarlett Johanson apesar de ser um colírio para os olhos, teve bons... mas pequenos momentos no filme. A não ser a cena da luta que na minha opinião quase rivalizou com o ataque do Noturno à Casa Branca no filme dos X-Men.


Achei a participação dela como funcionária do Jurídico das empresas Stark, meio morna e mexeu com muita coisa no filme, pois para que ela tivesse maior participação, ela meio que virou a secretária de Tony, depois a secretaria da Pepper (Gwyneth Paltrow) enquanto ela assumia o cargo de CEO da empresa. Isso acabou dando uma importância desnecessária pra Pepper no filme. Inclusive acho que teremos surpresas caso aconteça um terceiro filme. Ela provavelmente estará assumindo um papel ainda mais importante na vida de Stark.

No final do filme ele fala algo sobre estar se acertando, estar honrando ela. Será que vão querer mexer tanto assim com o Ferroso? Nesse filme ele já parece estar menos "playboy" e mais comedido com as mulheres (efeito Disney?)


Bom, mas voltando à Viúva... Sem essa desculpa, dela trabalhando pras empresas, certamente ela não teria muito tempo no filme, já que sua participação como a heroína foi mínima. Talvez o que tenha atrapalhado não é nem isso, mas o fato das coisas se darem muito rápidas.

Aliás, isso é uma coisa que me incomodou. A passagem de tempo. Considerando que Pepper ficou só uma semana no cargo, sua amizade com Natalie (ou Natacha Romanova), a montagem da nova armadura com a nova tecnologia, as armaduras construídas pelas empresas Hammer e o upgrade no War Machine foram feitas em dois dias no máximo!


Outro detalhe importante que lembrei agora é que o filme deve algumas cenas cortadas como aquela em que ela atira com a luva do Homem de Ferro e a cena onde Pepper está com Tony no avião e beija o capacete antes de jogá-lo ao ar.


Por fim, a cena da luta final é espetacular!

Começa com uma briga entre o Homem de Ferro e o Máquina de Combate (já disse que ele está perfeito no filme?) contra um monte de Hammerdroids numa espécie de jardim oriental! Muita porradaria depois e uma cena hilária envolvendo um pequeno foguete que tem o singelo nome de ex-esposa, o Vingador Dourado resolve disparar um raio que me lembrou muito um golpe que ele tinha no game Marvel Vs. Capcom. Animal!!!

A luta contra Whiplash, agora com elementos de outro vilão, o russo Dínamo Escarlate é rápida, assim como foi a luta entre ele e o Monge de Ferro no primeiro filme. O que é uma pena!


Costumo achar que quando um filme não tem muitos buracos de roteiro, ele já conseguiu passar da média. Homem de Ferro 2 não é lá estas coisas se comparado a um Batman Begins e nem é muito memorável, mas é divertidíssimo! E o tipo de filme que dá vontade de ver de novo!!! Assim como o primeiro, não quer te fazer pensar muito, apenas quer divertir.

E cumpriu a missão com méritos!

Nota: 8

Related Posts with Thumbnails
blog comments powered by Disqus