Tira de Letra!

Olá, vocês!

Eu sou o Vini e esse é meu primeiro post oficial para o Uarévaa!


Fui convidado pelo meu amigo Freud para adentrar nas colunas desse singelo blog, inicialmente para falar sobre tiras e quando der, algumas coisas relativas ao mercado de quadrinhos nacional. Coisas como produção, vendas, artistas, etc.

Mas preferi começar falando de tiras. Não só as nacionais, mas também de outros países. A ideia é mostrar algumas curiosidades sobre esse tema e alguns artistas que talvez você não conheça ou ainda não prestou atenção em seu talento.

É, pequenos padawans, isso acontece. Se não como explicar, por exemplo, que todas as edições de todos os livros de tiras produzidos pelo Glauco simplesmente estão acabando e sendo novamente reeditados, depois de sua morte?

Reconhecimento póstumo é o que mais rola nesse mundo, principalmente com artistas. Isso é fato! Mas falaremos sobre isso mais tarde...

Antes de falar sobre meu plano de apresentação de tiras nessa coluna, queria falar sobre o nome que escolhi para a coluna. Apesar da palavra “tirar de letra” ser bem utilizada por aqui no nosso país, e de já ter até um blog e uma publicação com esse nome resolvi colocá-lo pelo seu significado: resolver uma questão com facilidade! Não foi nada fácil pensar num nome que tivesse a ver com o tema “tiras de quadrinhos” e não é nada fácil falar sobre isso, mas é o que estou procurando fazer. Tirar de letra as tiras em quadrinhos!

Sempre gostei muito de tiras, mas infelizmente, por falta de tempo ou por falta de criatividade da minha parte, em certos casos, nunca consegui dar sequência às tiras que comecei a fazer.

A ideia então foi pesquisar sobre o assunto, o que me rendeu bastante elementos para começar a entender o porque das tiras serem tão apreciadas por tantas pessoas...

É o jeito mais curto de se contar uma história e a que atinge mais rápido o seu público. E se você curtir a primeira, inevitavelmente você vai continuar acompanhando.


Vamos começar falando sobre o que são tiras, por que tanta gente gosta e/ou gostaria de fazer, sobre os programas criados para ajudar nessa árdua tarefa e um pouco sobre a história das tiras, conceitos, syndicates, estilos, etc.

Vou dividir esses assuntos em pequenos posts. Vou tentar ao máximo não fazer aqueles posts quilométricos que são um saco pra ler! Depois vou fazer um balanço das entrevistas que fiz com alguns tirinistas como Victor Cafaggi e Benett e tentar mostrar um consenso na opinião desses artistas quanto à realização dessas tiras. E por último, tentar sempre trazer boas tiras semanais para que você possa pensar ou dar um pouco de risada por aqui!

Espero que vocês curtam a coluna e acompanhem sempre.

Ah! Opiniões serão sempre bem-vindas! Não deixe de comentar e perguntar. Espero a ajuda de vocês nesse trabalho.

See ya later, mates!

Fiquem agora com duas tirinhas bem maneiras, tiradas diretamente do mais novo canal de tiras da web, o “Porra Maurício”, uma grande sacada que há um tempinho vem rolando na internet, diferente daquelas em que as tirinhas eram alteradas só pra sacanear, essas são pequenos trechos das histórias originais que contém alguma palavra ou ação de duplo sentido, explicadas com um humor ácido e boca suja no final da tira!




Related Posts with Thumbnails
blog comments powered by Disqus