De Fora da Panela!!

"Meo! Num é que a Cah é uma desocupada mesmo e nos mandou outro texto pro feriadão??? Ai sim hein??? Cultura você vê aqui no Uarévaa aHuaHuahAUAHUAhAUAHuaa...como ela já foi apresentada a vocês...vamos conferir o novo texto da moça."

21 de ABRIL - DIA DO “ARRANCADENTES”

Joaquim José da Silva Xavier podia ter sido mais um dos meninos nascidos em boa família e vitimado pelas fatalidades da vida, pois perdeu os pais ainda criança e foi criado pelos padrinhos.
Com o padrinho aprendeu o oficio de dentista e se tornou um cirurgião conhecido na região de Minas Gerais no século XVIII. Foi um dos primeiros dentistas a esculpir dentes como um joalheiro para implantar em seus pacientes, pois também adquiriu conhecimentos na área de ourivesaria, mineração e hidráulica. Em resumo era o que atualmente chamamos de nerdão.
Embora seu apelido seja Tiradentes, contam os livros da Tia Cotinha e o nosso atual e abençoado Mr. Google que ele não gostava de arrancar o dente de ninguém, preferia mesmo era prevenir seus pacientes com relação a conservação da saúde bucal.
Como na época o serviço militar dava um certo prestigio ao ser humano nascido aqui nesta terra, ele foi soldado da cavalaria mineira. Mais ou menos nesta época é que a revolta juvenil chegou (ou você acha que só os jovens dos séculos XX e XXI são revoltados? O Rock n’ Roll deles podia ser a polca ou o minuete mas a revolta estava ali).

Pouco tempo depois o nosso revoltado dentista, após conhecer a corte e ter contato com as novas e revolucionárias idéias européias, principalmente francesas, se envolveu (e acabou por modificar) o movimento da Inconfidência Mineira, que visava a independência da metrópole portuguesa.Passou então o nosso “conspirador” a divulgar o movimento em Minas Gerais, até que um coronel X9, cagueta (porque tem que ter um na história pra ficar bacana) visando o saldo de uma dívida com o governo, denunciou o dentista, ou seja, Tiradentes e todos os integrantes do grupo de Inconfidentes foram presos.
Mas ai vem o ato HERÓICO e RETUMBANTE do herói de hoje. Ele resolveu assumir sozinho a conspiração e como exemplo pra turma toda (olha ai o que dá a revolução! ) ele foi enforcado no dia 21 de abril de 1792 em praça pública, onde hoje é a praça Tiradentes no Rio de Janeiro.
ÓBVIO que este exemplo serviu mesmo para que em outros cantos do país surgissem mais revoltas pela independência.
Trinta anos depois, em 1822 o efeito deste movimento aliado a outros surtiu efeito e o dentista virou mártir, chegando a ser pintado nos quadros como Jesus Cristo, pois morreu pela causa do povo. O que até hoje chega a confundir os aluninhos da Tia Cotinha, quando vêem fotos como esta:
E então para facilitar a vida da Tia Cotinha um professor (e assim como todos os professores é um nerd certamente) resolveu fazer um vídeo para seus aluninhos fofos:


Por conta da morte dele hoje ninguém foi trabalhar, tá todo mundo triste, cabisbaixo, sem vontade de ir pra lugar nenhum, nem mesmo no bar mais próximo pra tomar aquela cerveja gelada com os amigos (até parece NE?).

Camila Téo

Related Posts with Thumbnails
blog comments powered by Disqus