Os Passarinhos

MOMENTO UARÉVAA
por Freud

Já conheçe "Os Passarinhos"? Provavelmente, vários de voces já. É uma série de tiras, originalmente lançadas via internet (confira em ospassarinhos.wordpress.com) e que agora ganharam uma coletânea bem legal.

Semana passada, mais precisamente dia 25/01, consegui dar uma passadinha no lançamento do livro aqui no Rio de Janeiro, na Livraria Blooks em Botafogo, e trocar uma idéia com o criador da série, Estevão Ribeiro.

O evento foi bem legal, tinha um bocado de gente e uns comes e bebes maneiros, mas eu infelizmente tive que sair logo. Mas deu tempo de comprar uma cópia do livro e, de brinde, ter uma versão "Freud" do passarinho Afonso.

Na minha pressa, a entrevista ao vivo com o autor, que eu pretendia, acabou não rolando (cara, tava chovendo MUITO nesse dia, se eu ainda fosse entrevistar ele, ia ter q voltar pra casa a nado), mas nada que uma boa troca de e-mails não resolva.

Confira ai meu papo com o Estevão.

Fala Estevão, tudo tranquilo, camarada? Antes dos Passarinhos, cê já tem alguns outros trabalhos lançados. Fale um pouco deles pra gente e há quanto tempo você está nessa "vida de escritor".

Salve, Freud! Eu sou o cara que criou o Tristão, junto com uma porrada de personagens que eu publicava no jornal Notícia Agora, no Espírito Santo. Cheguei a publicar uma edição nacional do Tristão, pela editora Escala. Em seguida publiquei Contos Tristes, uma coletânea de contos e quadrinhos, uma edição independente do Tristão e Enquanto Ele Estava Morto, meu primeiro romance. Paralelo ao romance, eu escrevi Pequenos Heróis, que está em produção (quais cabano!)
De onde vieram os Passarinhos e no que você se inspirou pra definir os personagens. Quais artistas você acha que te influenciaram mais nesse trabalho?

Os Passarinhos vieram meio que do nada, sabe? Estava esperando uma reunião e comecei a desenhar para me distrair. Desenhei o Hector, depois o Afonso e pensei em situações de tirinhas. Comecei a publicá-las após 17 delas prontas. Minhas referência são as tirinhas universais, o humor acessível, mas sem escatologia. Calvin & Haroldo, Mafalda, Recruta Zero, Hagar, Snoopy, Garfield e por aí vai.

Em pouco tempo a série já vem tendo uma ótima repercussão, o que você acha que levou a isso?

Eu diria que tenho feito as coisas com planejamento. Uma dos grandes problemas do autor é começar algo e não tornar daquilo uma rotina, saber que o que faz, além de ser arte, é um investimento, um trabalho. As pessoas começam uma tira e depois não levam pra frente por causa de outros projetos ou por causa do trabalho. Aí, as pessoas que visitam o blog somem.
Além disso, temos que atentar com a divulgação e, sobretudo, qualidade. É uma dedicação, durante o dia, de umas três ou quatro horas, que fazem falta no final do dia, mas a recompensa está vindo.

Internet, comentários do Paulo Coelho, do Neil Gaiman, Revista Mad, livro... O céu é o limite pros passarinhos? Quando veremos Hector e Afonso em 3d nos cinemas? rs... Fala ai dos seus planos pra eles.

Sim, vamos com o Hector e o Afonso até onde as asas deles aguentarem, né? Temos outros projetos em andamento, alguns livretos, mas ainda é cedo pra falar... :)

Como foi a seleção de tiras pro livro? Você fez inéditas pra completar as divisões por temas de tiras ou houveram temas inteiros novos? Quanto de material novo acabou entrando no final?

Seleção? Não houve! Peguei as tiras que tinha, (cerca de 80) e falei que, quando chegasse na 100, faria uma coletânea. Mas a divisão por ordem cronológica não seria interesasnte, pois eu vou e volto nos temas, para não saturar o leitor. É legal porque assim dá pra saber onde estão as tiras que a pessoa mais gosta, sabe? Se é do Hector escritor, paquerador ou apenas o Hector chato, que enche o saco do Afonso!

Pra fechar, seus próximos projetos: Pequenos Heróis é outro trabalho bastante aguardado. Em que pé está? E o que mais vem por ai?

Cara, Pequenos Heróis é um parto. Faltam apenas 7 páginas para terminar, a edição está linda e já estamos fazendo estudos para o número 2. Chegaram as primeiras ilustrações e estão simplesmente sensacionais, devo divulgá-las a partir da próxima sexta, aguardem!

Obrigado pelo papo e sucesso, cara.

Eu que agradeço e obrigado por ter comparecido no lançamento, apesar do toró! Abraço!


O livro, assim como outros trabalhos do Estevão, estão disponíveis pra compra através do blog dos Passarinhos. Parte das tiras do livro tem "de grátis" no site e, se voce curtir o trabalho dele, não seja mão de vaca pois a coletânea com várias inéditas custa 10 merrecas, rs...

Related Posts with Thumbnails
blog comments powered by Disqus