The Jeff Healey Band

CARNAVAAAAAAL!!!

Desde os tempos mais primórdios que nosso Brasil cai na farra nessa época, movido a samba, axé e os demais fantásticos ritmos regionais que marcam a impressionante diversidade de nossa cultura, e é cRaro que PalhetadA tambem vai cair no samba...

... NOT!!


Feche a porta de seu quarto pra abafar a batucada, que o Freud tá no comando hoje, pra trazer o guitarrista cego mais foda que eu já ouvi e seu power trio: The Jeff Healey Band!!


Talvez alguns aqui só se lembrem do cara se eu citar o crássico de sessão da tarde "Matador de aluguel" estrelado pelo Patrick Swayze. E realmente foi ali que eu e muita gente conheceu o som de Jeff Healey. Ele valorizou e muito o filme participando com o cantor do bar onde o filme se passa e arrebentando no pequeno palco do muquifo.



Jeff nasceu no Canadá e lutou a vida inteira contra o câncer que lhe tirou a visão com menos de 1 ano de idade (e infelizmente também a vida, com apenas 41 anos de idade, a quase 2 anos atrás). Mas, confirmando a regra de que os ceguinhos são foda, com apenas 3 anos de idade ele já dava suas primeiras palhetadas na guitarra e acabou desenvolvendo uma técnica própria, conhecida como Lap Top, em que tocava com a guitarra deitada no seu colo.

Algum tempo depois de ter fundado um grupo de Blues, Jeff conheceu o baixista Joe Rockman e o baterista Tom Stephen e formou com eles o power trio que logo chamou atenção de ninguém menos do que Steve Ray Vaughn e Albert Coolins. A energia do trio aliada aos ótimos vocais e a guitarra inovadora, única e empolgante de Jeff seguiu embasbacando a todos e com o lançamento do primeiro album, See the light, que trazia os hits "Angel Eyes" e "Confidence man" e garantiu uma indicação ao Grammy na categoria "Melhor performance instrumental de Rock" pela música "Hideaway". See the light, um grande album de estréia, foi gravado simultâneamente com a trilha sonora e participação da banda no filme "Matador de aluguel". Confira abaixo a pancada que deu nome a esse disco tocada ao vivo no programa Saturday Night Live.



A banda seguiu lançando ótimos e elogiados álbuns de rock/blues, mas era nas performances ao vivo que realmente chamavam atenção, não só pela energia e qualidade do som, mas também porque Jeff tinha grande presença de palco, como deu pra peceber no vídeo acima. Confira agora, do segundo album, Hell to Pay, a ótima versão dele pro clássico "While my guitar gently weeps", do beatle George Harrison (que participou nos backing vocals e guitarra acústica da faixa).



Com o tempo Jeff deixou o Rock um pouco de lado e empregou sua guitarra (e também trompete) a outra paixão, o Jazz. Infelizmente, mesmo tendo deixado uma bela obra, Jeff nos deixou cedo, e invejo quem teve a oportunidade de ver sua apresentação aqui no Brasil.



Pra fechar, uma boa seleção de músicas da banda pode ser conferida nesse arquivo, que encontrei no podcast Música da boa.

Related Posts with Thumbnails
blog comments powered by Disqus