Sushi de Sardinha

Enka - 演歌


Salve salve simpatia!!! Hoje vou falar de cultura. Especificamente de musica. E mais especificamente sobre o gênero que pode ser considerado o verdadeiro MPJ: musica popular japonesa. Vamos ouvir um pouco de enka?

Enka (演 = atuar / 歌= canção) é um estilo de música japonesa que é uma mistura de sons tradicionais japoneses com melodias ocidentais, principalmente de influência americana. Porém foi criada entre 1912 e 1926, como uma forma de música de protesto em uma era conturbada na historia do japão.
Sem confundir-se com a música folclórica tradicional japonesa, que remonta desde muito antes, o Enka é basicamente canção de balada, que combina a música moderna ocidental com um toque claramente japonês.

No Japão, o Enka se tornou realmente um estilo musical de sucesso, nos anos de 1950 (pós guerra) com o cantor Hachiro Kasuga. O Enka pode ser denominado como música popular japonesa, que pode estar presente em músicas de séries de TV, de filmes, de novelas japonesas, etc.



Até os anos de 1990, tinha grande participação no programa anual de final de ano Kouhaku Utagassen, em que os times branco(masculino) e vermelho(feminino) disputam para saber qual será o time vencedor do ano.
Suas letras contém palavras de melancolia, tendo como palavras principais: lágrimas, saquê(aguardente de arroz), lembranças, separação,etc...
Os intrumentos mais comuns usados dentro do Enka são uma combinação entre instrumentos ocidentais com tradicionais japoneses. O Violão e instrumentos orquestrais em geral são o acompanhamento principal, visto de instrumentos tradicionais japoneses como o shamisen, koto, e tambores de taiko são usados mas de forma mais moderada, aparecendo em momentos chave para proporcionar um toque típico.
O enka é um estilo muito rígido quanto à vestimenta, instrumentos, letras, ritmos e tal, mas mesmo assim, foi e é sucesso no Japão.



O Enka se divide em dois grandes sub-grupos: Yonanuki maior e o Yonanuki menor. O Yonanuki maior são as canções destinadas para os homems, com canções geralmente calidaz e tranquilizantes. O Yonanuki menor na diferentemente tende a ser mais emocional, dirigindo-se de maneira recorrente ao desespero, e é usado mais em canções para mulheres.



Sem mentir, eu curto muito o intrumental enka, mas não gosto do canto.

Refrencia: Atrás do palco, no backstage

Banzaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaai lol

Nome do Autor

Romenique Zedeck

é tecnólogo mecatrônico, fanático por cerejas e por música dos anos 80. Colecionador Magic the Gathering, quadrinhos e rótulos de cerveja. Bon Vivant, sempre está disposto a conhecer um bar/restaurante novo, e escreve por simples excesso de criativiade.

Leia Mais sobre Romenique Zedeck...
Related Posts with Thumbnails
blog comments powered by Disqus