Sushi de Sardinha

Sentô
銭湯 (せんとう)

Salve salve simpatia! Essa semana estou levando em consideração algo que o excelentíssimo Algures falou nos comentários. Foi mais ou menos isso: “eu adoro quando a coluna fala do Japão sem ser sobre manga.” Então, para atender o publico, e relaxar, por que não vamos tomar um belo banho? E ta liberado todo mundo junto! Yay!


Sentô é o nome que se dá no Japão às casas de banho público, onde é possível banhar-se mediante pagamento de um valor geralmente módico. Há registros de que os sentô existiam já na Idade Média, mas sua popularização ocorreu durante o Período Edo (1603-1868).
Até o Período Meiji (1868-1912), os sentô, assim como os onsen (estação de águas termais), permitiam o banho misto de homens e mulheres. Depois, por influência da cultura ocidental, passou-se a proibir o banho misto, mas ainda se encontra casas de banho “raiz”. Para o japonês típico, tomar banho é um ritual diário obrigatório.

O banho é visto não somente do ponto de vista da higiene. Ele serve não apenas para tirar a sujeira do corpo, mas também para "purificar a alma" - uma herança do xintoísmo. Além do mais, ajuda a relaxar e elimina a fadiga do trabalho.

Houve uma época em que se podia encontrar um sentô em todos os cantos do Japão. Era no tempo em que as pequenas casas japonesas raramente estavam equipadas com banheiro próprio. Os sentô eram pontos de encontro da comunidade local. Os moradores da vizinhança iam ao sentô não só para tomar banho, mas também para colocar a conversa em dia com os amigos.
Devido à posição geográfica e formação do solo japonês, não há falta de água proveniente da chuva. E o solo japonês de origem vulcânica, funciona como uma esponja absorvendo a água dos lençóis freáticos e trazendo para a superfície a água aquecida pela atividade vulcânica. Ou seja, banhos para todo mundo!

Hoje, a maior parte das casas japonesas dispõe de banheiro. Em consequência, o número de casas de banho público vem reduzindo-se drasticamente. Para chamar de volta a freguesia, as casas de banho procuram modernizar-se. Algumas casas tradicionais instalaram sauna e aparelhos de condicionamento físico, para atrair os clientes preocupados com o corpo e a saúde.

O banho em si funciona da seguinte forma: primeiro você toma um “pré-banho” sentado num baquinho. É ai que você deve lavar todas as partes do seu corpo com muito esmero. Essa etapa demora em média uma meia hora. Por isso você tem banquinhos para se sentar como mostra a figura do titulo. Também tem que se sentar porque os chuveiros estão a apenas um metro do chão. Depois de bem lavado e seco, ai você pode ir para a piscina/ banheira de imersão. Ai é só relax. Geralmente as pessoas passam no mínimo mais uma hora nessa banheira ou piscina (natural ou artificial) onde a água é aquecida entre 25ºC e 40ºC para ajudar a relaxar. Nas residências, a água da banheira de imersão é usada por toda a família, sem trocas, visto que ninguém vai sacanear e lavar o corpo na água de imersão.

Quem vai ao Japão, é praticamente obrigado a ir numa casa de banhos dessas! É um dos maiores icones da cultura nipônica, chegando ao ponto de dizerem que quem vai ao Japão e não foi numa casa de banhos, não foi ao Japão.

E ai, vamos tomar um banho e comentar sobre o futebol? Só não vale derrubar o sabonete!
Referencias: Dentro do ofurô (ui)
Banzaaaaaaaaaaaaaaaaaaai lol

Nome do Autor

Romenique Zedeck

é tecnólogo mecatrônico, fanático por cerejas e por música dos anos 80. Colecionador Magic the Gathering, quadrinhos e rótulos de cerveja. Bon Vivant, sempre está disposto a conhecer um bar/restaurante novo, e escreve por simples excesso de criativiade.

Leia Mais sobre Romenique Zedeck...
Related Posts with Thumbnails
blog comments powered by Disqus