Sushi de Sardinha

Nausicaä

Salve salve simpatia!!! Como o post da semana passada estava “agendado” eu acabei não comentando, mas EU “TAMÉM” FUI NA FEST COMIX! E caras comprei coisa bagarai, e dessa vez a maior parte foi mangás.
E sendo assim realizei um sonho antigo: Comprar a série Nausicaä, que na minha opinião e de muita gente que manja de comix, é uma das melhores e mais belas graphic novels de todos os tempos! Curioso? Então confira comigo no replay!

A história

Mil anos após os "7 Dias de Fogo", um evento que destruiu a civilização humana e a maior parte do ecossistema da Terra por conta da industrialização excessiva, a humanidade se esforça em sobreviver neste mundo em ruínas,
divididos em pequenas populações e impérios. Isolados um dos outros pelo "Mar Podre"; uma floresta com plantas e insetos gigantes. Tudo nesta floresta é tóxico, incluindo o ar.
Nausicaä é a princesa do pequeno reino do Vale do Vento, que tenta compreender melhor estas florestas nocivas aos humanos, ao mesmo tempo que tenta salvar seu povo da ação belicosa dos reinos vizinhos. Suas viagens até a floresta já lhe ensinou que o mar de corrupção quer realmente
purificar a terra poluída. Os Povos da Floresta, os seres humanos que aprenderam a viver em
harmonia com o mar podre, confirmam que este é o propósito do mar podre e mostra a Nausicaä uma visão da Terra restaurada no centro da floresta.
A princesa Nausicaä é carismática, jovem e corajosa. Seu nome vem da princesa Nausicaä que ajudou Odisseu. Seu nome foi traduzido para o japonês como Naushika (ナウシカ). Parte de sua personalidade veio do conto do folclore japonês "A princesa que amava insetos".

O autor


Hayao Miyazaki é um proeminente cineasta japonês de filmes de animação muitos populares. Ele também é co-fundador do Studio Ghibli, um estúdio de animação e produção.
Ele permaneceu em grande parte desconhecido para o Ocidente, até que a Miramax lançou em 1997 o sua animação Princesa Mononoke. Por esse tempo, seus filmes já tiveram sucesso tanto comercial como crítico no Japão e no exterior. Por exemplo, a Princesa Mononoke foi a maior bilheteria no Japão até Titanic (1997) que saiu alguns meses depois, e o primeiro filme de animação a ganhar o prêmio Picture of the Year no "Japanese Academy Awards. Seu filme Spirited Away foi o primeiro filme anime a ganhar um Oscar, superando Titanic na bilheteria japonesa. Howl's Moving Castle também foi indicado, mas não recebeu o prêmio.




Filmes de Miyazaki frequentemente incorporam temas recorrentes, como a relação da humanidade com a natureza e a tecnologia e a dificuldade de manter uma ética pacifista. Refletindo o feminismo, os protagonistas de seus filmes são muitas vezes meninas e mulheres jovens independentes e fortes (emocionalmente), os vilões quando presentes, são muitas vezes personagens moralmente ambíguos com qualidades redentoras.

Filmes de Miyazaki tem sido geralmente bem sucedido financeiramente, e este sucesso convidou comparações com o animador americano Walt Disney. Em 2006, a revista Time elegeu Miyazaki um dos asiáticos mais influentes dos últimos 60 anos. No ano anterior, em 2005, foi nomeado um das 100 Pessoas mais influentes tambem pela revista Time.

Sua filmologia




Filmes dirigidos por Miyazaki Hayao no Estúdio Ghibli:
Kaze no tani no Naushika (風の谷のナウシカ) - (em inglês: Nausicaä of the Valley of Wind), 1984
Tenkû no shiro Rapyuta (天空の城ラピュタ) - (em inglês: Laputa: The Castle in the Sky), 1986
Tonari no Totoro (となりのトトロ) - (em português: Meu Vizinho Totoro ou Meu amigo Totoro), 1988
Majo no takkyûbin (魔女の宅急便) - (em português: Serviço de entregas da Kiki), 1989
Kurenai no buta (紅の豚) - Porco Rosso, 1992
On your mark (vídeo-clipe de Chage & Aska), 1995
Mononoke-hime (もののけ姫) - (em português: Princesa Mononoke), 1997
Sen to Chihiro no kamikakushi (千と千尋の神隠し) - (em português: A Viagem de Chihiro), 2001
Hauru no ugoku shiro (ハウルの動く城) - (em português: O Castelo animado ou O Castelo Andante), 2004
Gake no ue no Ponyo (崖の上のポニョ) - (em português: Ponyo à beira-mar), 2009

Vou parando por aqui mas guardem esse nome na cabeça (Miyazaki Hayao), pois ainda falarei dele num futuro proximo!

Referenca: Na Festcomix, perto do stand de mangás!

Baaaaaaaaaaaaaaaaanza lol

Nome do Autor

Romenique Zedeck

é tecnólogo mecatrônico, fanático por cerejas e por música dos anos 80. Colecionador Magic the Gathering, quadrinhos e rótulos de cerveja. Bon Vivant, sempre está disposto a conhecer um bar/restaurante novo, e escreve por simples excesso de criativiade.

Leia Mais sobre Romenique Zedeck...
Related Posts with Thumbnails
blog comments powered by Disqus