Sushi de Sardinha

A Escrita Japonesa


Salve salve simpatia! Ultimamente o sushi tem entrado atrasado, mas não se preocupem! Sempre haverá posts!
Semana passada nosso velho caquético amigo Freud Perguntou: " Como puta paga porra?A propósito, o que diabos é esse tal de kanji?"
Safadamente eu não respondi para dar assunto para a coluna de hoje! Então clica no leia mais e descubra como os japas escrevem!

Hiragana

Hiragana (平仮名 <- escrito assim e lido assim -> ひらがな) é um dos alfabetos silábicos da língua japonesa. É usado para todas as palavras para as quais não existe kanji, ou este exista mas seja muito raro e terminações/conjugações dos verbos e adjetivos. Quando é usado para escrever a pronunciação literal de um kanji e assim garantir o entendimento do leitor é chamado furigana ao invés de hiragana.
O hiragana surgiu como uma simplificação de alguns kanjis que se usava na época. A difusão e assimilação desta nova escrita se deve ao fato que, as principais criadoras do atual hiragana eram princesas da família real japonesa, as quais, escreviam seus diários de viagem. Devido a utilização pelas mulheres, as formas são mais arredondadas.

Katakana

O katakana (片仮名 <- escrito assim e lido assim かたかな em hiragana) é um dos silabários (é tudo silaba seu fujão da 4º série) empregados na escrita japonesa junto com o hiragana. Se atribui sua invenção ao monge Kukai o Kobo Daishi. Também se pode empregar katakana para referir-se a qualquer caractere do hiragana. Provém da simplificação de caracteres mais complexos de origem chinesa que chegaram antes do começo da isolação cultural japonesa, que se manteve inflexível até o fim da Era Edo. Estes caracteres, ao contrário dos kanji, não têm nenhum valor conceitual, senão unicamente fonético. Graficamente apresentam uma forma angular e geométrica porque como foi dito, foi um homem que o desenvolvel. O katakana só é usado para Escrever palavras originadas de outros idiomas, principalmente do francês e do inglês em tempos recentes, onomatopéias e termos científicos.

Kanji

Os kanjsi (漢字 <- escrita e se lê assim ó -> かんじ) são caracteres de origem chinesa que se utilizam para escrever japonês junto com os silabários katakana e hiragana.
Devido à maneira que os caracteres kanji foram adotados no Japão, um único kanji pode ser usado para escrever uma ou mais palavras diferentes. Pelo ponto de vista do leitor, é dito que os kanjis apresentam uma ou mais "leituras" diferentes. A escolha da leitura depende do contexto, significado pretendido, uso em compostos, e até a localização na frase. Alguns kanjis apresentam 10 ou mais leituras possíveis. Parece dificil né?
Mas a lingua japonesa é super fácil de se aprender. Semana que vem vou continuar esse assunto e recomendar um método de aprendizagem, que é o que eu estou usando!



Referencia: 東北でせ。(ao nordeste)

Baaaaaaaaanzai lol

Nome do Autor

Romenique Zedeck

é tecnólogo mecatrônico, fanático por cerejas e por música dos anos 80. Colecionador Magic the Gathering, quadrinhos e rótulos de cerveja. Bon Vivant, sempre está disposto a conhecer um bar/restaurante novo, e escreve por simples excesso de criativiade.

Leia Mais sobre Romenique Zedeck...
Related Posts with Thumbnails
blog comments powered by Disqus