O Imortal Punho de Ferro: As 7 Cidades Celestiais

Uaréview, por Freud

Finalmente (na verdade já há algum tempo, mês passado eu acho, mas tá nas bancas ainda) saiu aqui a continuação das estórias do Punho de Ferro publicadas no meio do ano passado, na revista Marvel Apresenta 35.Em Marvel Apresenta 35, muito bem indicada aqui pela Pin, os escritores Ed Brubaker e Matt Fraction introduziram o conceito do “manto” dos Punhos de Ferro e apresentaram Orson Randall, o antecessor do “tradicional” Daniel Rand como Punho de Ferro. Além disso, vários outros Punhos de Ferro antigos eram mostrados, em flashbacks curtos mas muito legais.

Essa edição começa com uma estória completa dedicada a Wu Ao-Shi, a “última mulher a ostentar o título de Punho de Ferro”, que já tinha aparecido num desses flashbacks. É uma estória fechada e até legal, mas que eu não curti tanto quanto a pequena sequência dela na edição passada. Acho que, o forte daqueles flashbacks era justamente mostrar uma visão dessas versões antigas do Punho, cada uma com um desenhista diferente, que ajudavam a estabelecer o mito. Por serem rápidos, eles mantinham um mistério, um passado em aberto pra eles, e uma versão maior, completa, da vida dessa personagem, acabou quebrando esse mistério. Além disso a estória alterna desenhistas sem uma lógica aparente, diferente do que acontecia antes. Pra mim, apesar de não comprometer, essa estória foi o ponto fraco da edição.

Daniel Rand dando uma de Dr. Estranho


Então chega o que eu esperava, um novo arco (As 7 Cidades Celestiais) continuando a saga de Daniel Rand. Nesse arco o Punho deve enfrentar os campeôes de outras cidades celestiais num grande torneio. Estão de volta os ótimos desenhos de David Aja (virei fã desse cara) e suas empolgantes sequências de luta. E os flashbacks desenhados por outros artistas, tambem continuam, só que agora “costurando” a estória do pai de Daniel, Wendell Rand.

Player Select?


Se na edição passada era um barato conhecer cada antigo Punho de Ferro apresentado nos flashbacks, nessa somos apresentados aos poucos aos campeões das outras cidades e suas habilidades únicas. E como se não bastasse ter que defender o manto do Punho de Ferro no torneio, Daniel tem ainda que desvendar os segredos de Orson Randall (numa estória que tambem destoa um pouco da saga principal, mas é relevante para a trama e se utiliza de vários desenhistas de forma mais coesa que a primeira) e lidar com uma grave ameaça da Hidra às Cidades Celestiais (contando com a pequena ajuda de velhos amigos).

E. Honda ganhou novos especiais


A trama é muito bem amarrada e cheia de mistérios do passado, pecas que vão se encaixando aos poucos e aparentemente nada é gratuito, talvez nem mesmo a tal primeira estória com a Wu Ao-Shi, mas isso só as próximas edições vão poder dizer. E se tem um defeito grave nessa edição, é a estória não ser fechada como na anterior, que tinha um arco completo.

Sim, infelizmente teremos que aguardar outra revista pra ver onde isso tudo vai dar, mas pelo menos dessa vez a espera não deve ser tão longa, pois já está prometida para a Marvel Apresenta 45.

Marvel Apresenta 43
Edição especial, formato americano
164 páginas, papel Pisa-brite
R$17,90, distribuição nacional
Contendo as estórias publicadas lá fora em The Immortal Iron Fist 7-11 e The Immortal Iron Fist Annual 1.

Related Posts with Thumbnails
blog comments powered by Disqus