Questão - A Bíblia do Crime

Uaréview, por Freud

Comprei a pouco tempo, e ainda deve estar nas bancas, essa edição que compila uma mini série completa da "Questã". A estória dá sequência à 52, em que a ex-policial de Gotham City, Renee Montoya, assumiu o manto de "detetive sem face" após a morte de Vic Sage.

Como um bom fâ do Questão, não queria que Vic Sage tivesse batido as botas, mas tambem curto a Montoya desde a ótima série "Gotham Central" (ou "Gotham City contra o crime"). Então é hora da prova de fogo, de ver se a máscara foi bem entregue e conferir qual gostosa a Montoya faturou dessa vez, hehehe

Pra quem não leu 52, Montoya e Vic Sage andaram atrás da Intergangue e dos seguidores de Caim, uma espécie de religião maligna que segue seu próprio livro negro, a Bíblia do Crime. Pois bem, nessa mini série a "Questã" está atrás desse livro e de entender qual é afinal a dessa galera toda.

Cada uma das 4 primeiras estórias explora um dos pilares dessa religião (Falsidade, Luxúria, Cobica e Assassinato) levando Montoya a de alguma forma se envolver ou praticar esses atos para aprender essas lições. Cada estória tem um desenhista diferente e uma trama própria, apesar de interligadas, e começam sempre com uma página extraída da própria Bíblia do Crime, escrita de forma a simular uma bíblia maligna mesmo, divididas em capítulos e versículos e contando estórias antigas dessa religião.

A quinta e última estória fecha a trama central muito bem, colocando a "Questã" numa posição muito interessante para ser retomada, mas ao mesmo tempo, embora a trama se conclua, uma grande questão em aberto deixa a desejar pra quem esperava uma estória REALMENTE completa. Como o escritor dessa revista, Greg Rucka retomou a personagem recentemente lá fora, ainda temos que aguardar pra ver onde isso vai dar.

O uso de um desenhista por edição (Tom Mandrake, Jesus Saiz, Matthew Clark, Diego Olmos e Manuel Garcia, respectivamente) ajuda a dar personalidade própria a cada estória. Eu, particularmente, gostei mais do trabalho do Diego Olmos, na edição 4, que lembrou bastante o clima de "Gotham Central".

Achei a estória bem interessante. A trama central vai se firmando aos poucos durante as 4 primeiras "lições", dando o tempo e o clima pra que o desfecho seja relevante e mostra a influência e as ramificações dessa religião no mundo de forma crível.

A forma como Renee se envolve/é envolvida nas situações é coerente com tudo que vinha se desenvolvendo dela (pelo próprio Rucka, aliás, que definitivamente pegou essa personagem "pra ele") e elementos antigos, tanto dela quanto do Questão original, são muito bem inseridos em participações de personagens chaves para ambos e em pequenos detalhes e referências legais pra quem curtiu suas sagas antigas.

Apesar disso, a revista pode ser lida independente de tudo que veio antes, mesmo pra quem não acompanhou 52, um pequeno texto no início resume os eventos necessários.

Pra quem curtiu o Questão de Denny O'Neil (que inclusive tá saindo aqui de novo, num encadernado com as primeiras estórias), Gotham Central, ou a participação da Montoya em 52, leitura indispensável. Pra quem nunca leu nada disso, acho sinceramente que vale a tentativa.

P.S.: Botar a Batwoman na capa certamente foi só pra chamar vendas mesmo, ela só aparece na terceira estória, embora nessa apareça bastante. Mas se voce é um batmaníaco, Comissário Gordon, Harvey Bullock e Pinguim fazem umas pontinhas tambem.

Preço R$ 9,90, formato americano (17 x 26), 116 páginas, papel Pisa Brite e capa Couché.

Related Posts with Thumbnails
blog comments powered by Disqus