Freud Explica

ESPECIAL DIA DOS NAMORADOS

Ahhhh.. ti bunitinhuuuu.... Voces nunca imaginaram imagem tão cuti-cuti como essa abrindo um Freud Explica, né?

Pois é, hoje é dia dessa coluna desejar parabéns a todos os namorados, especialmente a minha eterna namorada, que me atura todo dia e ainda acha isso bonito!! É mole não, rapá? Se voces não me aguentam enchendo o saco de voces aqui, imagine ela que casou comigo? Hehehe

Por isso eu quero começar com uma homenagem a esse dia ....

.... uma bela canção do nosso grande Rei Roberto Carlos!!

Roberto Carlos - I Love You


Opa, onde cê vai? Não suporta o Rei? Clica ai em cima pra ouvir, cacete, te garanto que vai valer a pena, se não como homenagem, mas pelo menos pela curiosidade de conhecer essa "pérola musical", hehehe

Tá ouvindo? Ahhh, agora sim, vamo nessa!!

Pergunta de Johnny Nastri: Beijar é um dos maiores prazeres de um relacionamento. Mas que outras importâncias tem o beijo pelo mundo à fora ou mesmo em épocas e povos mais antigos?
Que beijar é muito bom, não resta dúvida: seja um beijo apaixonado e caliente, um carinhoso no rosto para demonstrar afeto ao encontrar ou se despedir de alguém ou até um calmante beijo de consolo pra dar apoio e transmitir calma em momentos difíceis, beijo sempre passa algo positivo.. err... bem... nem sempre, vide o Judas que não me deixa mentir...

Vejamos alguns usos curiosos do beijo através dos tempos:

- Na Antiguidade era comum, para gregos e romanos, o beijo entre guerreiros no retorno dos combates.

- Na Grécia Antiga, o beijo funcionava como diferenciador de hierarquias: os subordinados tocavam com os lábios os superiores no peito, nas mãos, nos joelhos ou nos pés, de acordo com o nível social a que pertenciam.

- Os antigos romanos também beijavam como parte de suas campanhas políticas. No entanto, vários escândalos de "beijos por votos" na Inglaterra do século XVIII levaram, teoricamente, os candidatos a beijar somente jovens e idosos.

- Na Idade Média, o beijo era visto como uma forma de selar acordos. Com a boca fechada, os homens se beijavam com firmeza. O toque leve demonstrava traição. Com o tempo, foi perdendo a força devido às pestes que dizimavam populações.

- Também na Inglaterra, lá pelo século XII, o beijo era um pacto entre o vassalo e seu senhor, que por sua vez o protegia. O beijo selava o pacto e só se quebrava com a morte de um dos dois.

- Nos primórdios da Igreja Cristã, os cristãos com frequência se cumprimentavam com um osculum pacis, ou beijo sagrado. De acordo com essa tradição, o beijo sagrado causava uma transferência de espírito entre as duas pessoas que se beijavam. A maioria dos pesquisadores acredita que o objetivo desse beijo era estabelecer vínculos familiares entre os membros da igreja e fortalecer a comunidade. Até 1528, o beijo sagrado era parte da missa católica. No século XIII, a Igreja Católica o substituiu por um cumprimento de paz. A Reforma Protestante no século XVI removeu totalmente o beijo da prática protestante. Na verdade, o beijo sagrado não exercia uma função na prática católica religiosa moderna, embora alguns cristãos beijem símbolos religiosos, como o anel do Papa, por exemplo.

- Na Antiguidade, populações pré-colombianas viam no ato de unir os lábios um gesto quase suicida, pois acreditavam que a alma poderia sair pela boca e que o beijo era uma maneira de arrancá-la do corpo. O contato labial era geralmente ritual e simbolizava a intenção de comer a outra pessoa, não comer numa sacanagem maneira, mas COMER MERMO, mastigar e engolir, hehehe

- Na Escócia, era costume o padre beijar os lábios da noiva ao final da cerimônia. Acreditava-se que a felicidade conjugal dependia dessa benção. Já na festa, a noiva deveria beijar todos os homens na boca, em troca de dinheiro.

- Na Rússia, desde a época mais sisuda da ditadura comunista, é comum que o cerimonial diplomático exija dos homens um cumprimento efusivo, coroado com um beijo na boca.

- No século XV, os nobres franceses podiam beijar qualquer mulher.

- Na Itália se um homem beijasse uma donzela em público, era obrigado a casar imediatamente.

- Em diversas tribos africanas, os nativos reverenciavam o chefe beijando o chão que ele pisa.

- No Brasil, D. João VI introduziu a cerimônia do beija-mão: em determinados dias o acesso ao Paço Imperial era liberado a todos que desejassem apresentar alguma reivindicação ao monarca. Em sinal de respeito, tanto os nobres, como as pessoas mais simples, até mesmo os escravos, beijavam-lhe a mão direita antes de fazer seu pedido. Esse hábito foi mantido por D. Pedro I e por D. Pedro II.

Pra fechar, segue uma bela frase de Ingrid Bergman, que eu assino embaixo: "Um beijo é um ótimo truque inventado pela natureza para a gente parar de falar naquelas horas em que as palavras já se tornaram supérfluas."

Pergunta de Hammer: O que é pior: um cara feio magro ou um cara gordo bonito? (eu sou o segundo, mas vejo tanto cara feio com namorada que isso me irrita)
Bom, belo e feio é algo muito relativo, meu caro. Eu tambem me acho bonito, mas vai perguntar pra alguém que não seja minha mãe ou minha mulé? Heheheh... Mas é verdade, muitas mulheres adoram pagar mico ao lado de caras feios pa diabo, mas a questão é que a beleza exterior é apenas um dos critérios de escolha de um namorado e certamente esses verdadeiros “Monstrinhos Crec” acertaram em cheio em algum outro item pra descolar a namorada.

Pergunta de Marcelo Soares: Existe amor perfeito nos quadrinhos, ou todos sempre terminam mal?
Nos quadrinhos, assim como Vinícius diria na vida real, o amor é “eterno enquanto dure”, mas isso não é culpa exclusiva dos “pombinhos”. È difícil ver um amor que termine bem nas HQs por dois motivos muito simples:

1) Os heróis tem sempre que passar todo tipo de perrengue e é difícil que alguns deles não passem por (ou afetem de alguma forma) seus relacionamentos;

2) O principal motivo.. Você já viu mocinho e mocinha ficarem definitivamente numa boa antes do fim da novela? Não né... Ai está o problema, a maioria das hqs são NOVELAS QUE NÃO ACABAM NUNCA. E enquanto não acaba, meu amigo, tome problema e infelicidade... Até quando tudo indica que acabou bem, como no caso do Superman e Lois Lane da Terra 2, no final da saga Crise nas Infinitas Terras, as editoras sempre dão um jeito de trazer os personagens de volta e chacoalhar suas vidas com um monte de desgraça.

Pra gente pensar em casais que deram certo, finais felizes tão comuns em outras mídias, só mesmo recorrendo a estórias fechadas que a gente ACHA que jamais algum herege vai tentar bolinar, como Watchmen, por exemplo, em que o Coruja (Dan Dreiberg) terminou numa boa com a Espectral (Laurie Juspeczyk).

Perguntas de flasHQ:
1) Pergunta de 1.000.000,00 de dólares: porque mulher gosta de homem cafajeste mesmo sabendo que vai dar merda?

Opa, vou cobrar essa grana, hein? Homens e mulheres muitas vezes querem aquele gostinho de conseguir o mais difícil. Enquanto pros homens isso geralmente se traduz naquela gostosa que não dá mole de jeito nenhum (enquanto tem outra garota legal suspirando por ele), pras mulheres o difícil é botar coleira no cara que pega geral, fazer ele ser somente dela. E claro, enquanto ela faz isso, tem outro cara legal suspirando por ela, hehehe

2) Baseado em que, no imaginário popular, a mulher tem fama de ter mais apetite financeiro do que sexual? (como naquela musica do Hermes e Renato que é mais ou menos assim: Pirulito, banana ou salsicha, mulher gosta de dinheiro, quem gosta de piru é bicha).
Sim, muita gente fala isso, mas mulher que só visa o $tatu$ do cara não é pra se levar a sério, assim como homem que não presta não falta por ai. A mulher, “desde os tempos mais primórdios” busca no homem a sensação de segurança que, hoje em dia, entre outras coisas, está até inconscientemente ligada a questão financeira. Se a mulher tiver duas opções idênticas de caras, certamente vai escolher o com mais grana ( e você faria o mesmo se fosse mulher). Mas ai é que está o lance: “opções idênticas”? Isso não existe, cara. Se for uma garota legal, dificilmente vai ser só a grana que vai determinar você perder ela prum “playboy”.

3) Como é o dia dos namorados de uma prostituta, ela ganha muitos presentes ou passa o dia solitária?
Rapaz, eu não sei como é, mas imagino que ela trabalhe bastante nesse dia afinal um bocado de solitários deve buscar seus serviços nessa data, hehehe

4) Qual é a origem (o que provoca) da timidez (reações físicas)?
Existem várias explicações psicológicas pras causas da timidez, além da própria possível pré-disposição genética. Pais agressivos, experiências de humilhação ou constrangimento silenciosos ou públicos, convivência com familiares muito críticos, e criação muito rígida e/ou fria, são alguns dos fatores comumente citados.
Estudos mais recentes apontam causas físicas para a timidez. Pesquisas feitas nos EUA crianças de até dois meses de vida, submetidas a tomografia computadorizada do cérebro, mostram que crianças tímidas apresentam mais atividade no lado direito do cérebro, enquanto crianças que não apresentam este quadro tem o lado esquerdo mais ativo.
A amígdala e o hipocampo são outros órgãos cuja ação é afetada pela timidez. A amígdala, considerada “o centro do medo”, parece estar conectada a situações estressantes, enquanto o hipocampo transmite os sintomas da timidez (tremura, suor, tensão muscular) para o corpo.

5) Por que, costumeiramente o amor é complicado?
Porque quase todo relacionamento é complicado e o amor é o mais íntimo dos relacionamentos. Mas é como a vida, se fosse fácil, não tinha graça.

6) Bonzinho só se fode?
Dependendo do quanto for bonzinho, sim. Não tou dizendo que homem deva ser canalha, de forma alguma, mas mulher não costuma curtir homem que fica todo cuti-cuti, igual um capacho, carente, sempre abanando o rabinho pra dona, não. E nem homem curte mulher assim também, afinal, é um saco isso, hehehe Relacionamento amoroso é uma equação complicada e única pra cada casal, cara, é preciso ser atencioso, mas até um limite.

7) Por que quando você está solteiro, parece que mulher nenhuma te quer, mas quando inicia um relacionamento, ai chove na horta? Mulher gosta de cobiçar o homem da próxima?
O que acontece é que muitas vezes a mulher não vê nada que preste no cara até outra mulher se interessar nele, ai acho que dá um clique na cabeça dela e pensa: “Pô, deve ter algo bom ali, quero também”, e ai já viu..

8) Por que muita gente apaixonada perde o apetite?
Pode parecer que é apenas porque o(a) apaixonado(a) passa o dia inteiro abobalhado, rindo de tudo e com o olhar fixo em não-sei-o-que e com o coração disparando a qualquer menção de contato com a pessoa querida e, quando finalmente está com essa pessoa, ai a boca fica ocupada beijando 90% do tempo, mas tem mais do que isso. Na paixão, as neuroenzimas produzem mais endorfinas, o que abranda a fome, pois dá sensação de saciedade. A paixão satisfaz os amantes, e eles não vão atrás de prazer na comida.

Clique pra ampliar

9) Me dou bem com mulheres com 24 anos ou mais, elas são ótimas, será que neste ponto elas já se ferraram o suficiente pra saber dar valor ao que interessa?
Se dá bem com mulheres de 24 e tá reclamando do que então, bicho? Bem, idade nem sempre significa experiência, muita gente passa a vida inteira insistindo em não aprender com os próprios erros, mas claro que quanto mais relacionamentos a pessoa já passou, mais condição ela tem pra definir o que a interessa.

10) Por que muitas mulheres muito mais velhas (com 30 anos a mais do que eu pra cima) sempre me falam: Nossa, como você é bonito! Mas a mulherada da minha faixa etária raramente faz o mesmo (se bem que ultimamente a coisa vem melhorando...) Será que nasci na época errada ou as velhas são safadas? (que tosca esta pergunta, hahahahaha, digo, mais tosco do que o normal que já é humilhante!).
Huahaua.... Cara, talvez as mais velhas se sintam à vontade pra dizer isso sem que você alimente esperança com elas, justamente por serem tão mais velhas, enquanto as da sua idade evitem dar um mole tão descarado desse pra você. Ou então tem “velhinha” a fim de te dar um sapeco mermo cara, cai dentro, huahaaua....

Chegamos ao..
VOCÊ EXPLICA

..de hoje.

A pergunta, escolhida entre as muitas do flasHQ, foi a seguinte: Por que os nerds têm tanta dificuldade em se relacionarem amorosamente (embora não seja necessariamente uma regra)?

Pois bem, o próprio flasHQ, depois que eu selecionei a pergunta dele pro Você Explica, escreveu uma tese completa sobre o assunto, e faturou mais um pontinho no nosso ranking. Só que tivemos outra resposta igualmente vencedora, a do Johnny Nastri, e é essa que vou reproduzir aqui hoje:

Não sei se atualmente ainda é assim. Mas o nerd mesmo é o tipo de pessoa que tem desenvoltura suficiente para recitar um problema de matemática ou o juramento dos lanternas-verdes. Porém, quando ele se depara com uma menina/rapaz que o interessa, é o mesmo que encarar o olho de Sauron.

Encontrar o que dizer, pra não parecer estúpido, é tão apavorante quanto enfrentar um Nemesis armado com uma faca de pão. Talvez os nerds consigam encontrar parceiros amorosos entre si mais facilmente.

Mas entre o que é apropriado e o que realmente queremos vai além do preconceito. Por isso, parece sina para o nerd se apaixonar pela loirinha mais bonita e popular da escola. Como tirá-la das revistas de fofoca para convidá-la para assistir ao último episódio de Lost (ela não viu nenhum e ama Hanna Montanna).

Por isso, mesmo hoje em dia, em que ficar com alguém é só uma questão de comprar uma entrada pra uma matinê, o nerd tem medo de conseguir um beijo e depois ter de descobrir que Maya não é somente o nome de um programa de modelagem 3D.

É uma questão de conflito de cultura e não de sentimentos. Acredito que encarar o sexo oposto para o nerd é o único momento em que ele não consegue ter nenhuma resposta na ponta da língua que o ajude a lidar com a situação.

Parabéns aos dois vencedores. Semana que vem, atendendo a uma antiga dívida que vem láááá da primeira versão do blog, o tema da coluna será viagens no tempo. Já temos algumas perguntas pendentes daquela época, mas perguntem mais ai e até quinta que vem.

Agora, vão namorar, pô? Tá sozinho? Hoje é o dia de se arrumar então, vai a luta!!

Related Posts with Thumbnails
blog comments powered by Disqus