Marvelous Pin

Olá meus queridos... segunda de feriado, então como ninguém tem que ler rapidinho pra não tomar bronca do chefe, a coluna de hoje vai ser um pouco mais trabalhada do que as usuais.

Em homenagem ao grande símbolo da Marvel (Wolverine o escambau!), que acabou de ter sua historia entrando para o topo das mais vendidas da historia (a revista com a participação especial do Sr.Obama!), hoje eu vou citar alguns dos momentos mais memoráveis da carreira desse herói que sofre por demais nessa sua vida e citar algumas curiosidades que eu acredito que só quem é muito fã do amigão da vizinhança, ou tem a idade do Freud, deve conhecer.
Vamos??

Começando pelo começo... A primeira aparição do Homem Aranha foi um tiro no escuro que o Sr. Stan lee resolveu dar na ultima edição de Amazing Fantasy em 1962. Sabendo que a revista seria cancelada ele não tinha nada a perder e resolveu escrever a tão famosa historia de Peter Parker. Nessa mesma edição apenas Flash Thompson, seus tios e seu primeiro interesse amoroso (Liz Allan, sem ser nomeada na época) apareceram na revista.
Mas adivinha só? O velho doido que teve uma diarréia de idéias na década de 60 acertou em cheio e depois de sua aparição, a Marvel foi bombardeada com cartas de fãs pedindo a volta do personagem, sendo assim seis meses depois de sua aparição o Aranha ganhou seu próprio título em Março de 1963.

E nesses 47 anos de carreira o Homem Aranha já enfrentou diversos probleminhas na sua vida... vilões, mortes, clones, amores (porque até isso é problema pra ele!), e em cada um desses setores de sua vida, há momentos memoráveis que eu quero lembrar e dividir com vocês...

Em maio de 1963 começou a ser construído um dos maiores Hall de vilões da Marvel, com a primeira aparição de Abutre na segunda edição de The Amazing Spider-Man e com Dr. Octopus dois meses depois, sendo o primeiro vilão a derrotar o Homem Aranha no primeiro encontro. E ainda no mesmo ano em Setembro, o Homem Areia foi criado e apresentado aos leitores. E 1964 foi um ano importante em termos de vilões, foi nele que apareceram Electro, Kraven e o querido Duende Verde que apareceu na edição 14 da revista mas teve sua origem contada (revelando a identidade de Norman Osborn) apenas na edição 40.
Como esses vilões deram muito pano pra manga pros roteiristas da Marvel, demorou mais 2 aninhos até que um novo vilão fosse criado, e em 1966 Rhino apareceu como novidade pros fãs do Aranha. E pra quem não sabia, muito antes de Wilson Fisk dedicar sua vida a infernizar Matt Murdock, ele era o rei do crime de New York e lutou diversas vezes com o Aranha, até que foi convencido por sua mulher a se retirar de lá.

Mas foi em 1984, na edição 252 que apareceu um dos meus vilões favoritos de todos os tempos, com uma idéia de fã reformulada começou nesse ano a primeira de muitas sagas do uniforme negro, com a chegada do simbionte na Terra. E foi em 1988 que a segunda saga do simbionte foi escrita, onde finalmente Eddie Brock assumiu o uniforme e se tornou o tão famoso Venom. E seu primo de primeiro grau apareceu 4 anos depois em The Amazing Spider-Man 361, mostrando uma sede de sangue jamais vista nos quadrinhos do Aranha antes, foi com muita morte e muito sangue que Carnificina foi apresentado ao publico.

Além deles, alguns personagens conhecidos da Marvel tiveram sua primeira aparição nas paginas do amigão da vizinhança: como a dupla Manto e Adaga em 1982, o fodão Justiceiro em 1974 e até tivemos algumas participações um tanto quanto especiais em sua revista como King Kong que apareceu em 1971, e até o Superman juntou forças com ele pra combater Lex e Octopus em 1976.

Mas como não só de vilões vive o Aranha, vou falar um pouco das mulheres que entraram na vida desse Herói. Em sua historia de estréia fomos apresentados a seu primeiro interesse amoroso Liz Allan. Mas sua primeira verdadeira namorada foi a eterna amiga de Peter, Betty Brant que apareceu pela primeira vez na quarta edição, a mesma em que o Areia fez sua estréia.

Mas foi em 1965 que começou a ser citada nas historias a que seria a segunda mulher mais importante na vida de Peter, Mary Jane Watson foi citada durante meses na revista sem ter seu rosto revelado, e em junho de 1965 na edição 25 ela foi mostrada mas apenas Liz e Betty puderam ver, pois no único quadrinho em que ela aparecia nessa edição, ela teve seu rosto tampado por uma planta para os leitores... mas na edição 42, após 2 anos de provocação, ela finalmente foi revelada para todos lançando seu eterno apelido carinhoso logo no primeiro quadrinho em que mostrou seu rosto. Mais de duas décadas depois, em The Amazing Spider Man Anual 21, Mary Jane e Peter se casaram, com direito a estilista de verdade desenhando o tão aguardado vestido da noiva.

Alguns meses depois da planta na cara da MJ, foi apresentada a única mulher que um dia foi capaz de fazer Peter ser feliz sem ser ao lado de Mary Jane: Gwen Stacy (nessa mesma edição Harry Osborn também foi apresentado!). Eles se enrolaram, namoraram foram felizes até que foram atingidos por uma tragédia.

Mas em 1979, Peter conheceu provavelmente a maior encrenca de sua vida: Felicia Hardy. No começo uma vilã que rapidamente virou aliada e até namorada... mas como seu personagem foi inspirado num símbolo de má sorte, a peituda de cabelo branco trouxe tanta felicidade quanto problemas pra Peter.

Mas como qualquer pessoa que conhece um pouco do universo aracnídeo sabe que ele tem uma das historias mais sofridas das HQs com um numero de mortes significativas recorde para um personagem só. Começando pela sua primeira história em que seu tio Ben morre, Peter nunca se perdoou quando soube que quem o matou foi justamente um ladrão que ele não impediu de sair de um prédio. Em 1970 a morte ataca outra vez, e a vitima da vez foi ninguém menos que o seu sogrinho da época Capitão Stacy, que morreu em uma atitude heróica ao salvar uma criança da morte. Mas como desgraça pouca é bobagem, 3 anos depois o Aranha foi atingido por uma das maiores tragédias de sua vida, seu primeiro amor, Gwen Stacy, morreu em junho de 1973 ao ser jogada de uma ponte pelo Duende Verde, Peter ainda tentou salva-la ao agarra-la com uma teia... na historia original, seu pescoço quebra com o tranco que a teia provoca ao toca-la, mas ela foi modificada anos depois pra tirar a culpa do Aranha, dizendo que ela já estava morta ao ser jogada.

Todos sabem que Norman Orborn também morreu ao enfrentar o Aranha como o Duende Verde original, e que a partir dessa morte seu filho, Harry Osborn, o melhor amigo de Peter Parker ficou obcecado pelo Homem Aranha, achando que esse fosse culpado pela tragédia. E em 1993, na edição especial de numero 200 de Spectacular Spider-man, no auge da sua loucura, Harry Osborn morre vítima de seu próprio veneno.

E ai? Cinco mortes importantes já é o suficiente? Mas é claro que não o Aranha precisa sofrer mais um pouco, foi quando em The Amazing Spider-Man 400 no ano de 1995, o inacreditável aconteceu, depois de sofrer um derrame na saga do clone (não é pra menos né meu povo?) a eterna tia May se sente melhor e sai do hospital apenas pra dizer a Peter que sabia de sua segunda vida, ela morre em casa ao passar mal momentos depois de dar adeus a seu sobrinho. Essa morte foi desmentida depois afinal a Tia May é eterna, mas na época foi um choque.
Depois dessa nem o Aranha deveria ligar pra morte nenhuma certo? Wroooooong ainda na saga do clone mais 2 mortes aconteceram: Chacal bateu as botas em agosto de 1995 e em dezembro de 1996, Ben Reilly (personagem importante da saga do clone) também morreu atingido pelo planador do Duende Verde no alto de uma ponte.

Como todo personagem de sucesso a Marvel fez com Aranha o que normalmente faz com todos seus personagens que mostram um pouquinho se sucesso com os leitores, o usou de todas as formas possíveis e imagináveis ao longo desses 47 anos, aumentou seu numero de revistas, sendo que em Dezembro de 1976 ele foi o primeiro personagem a ter 3 revistas mensais ao mesmo tempo.

Além de manter essas revistas mensais, ao longo dos anos o Aranha ainda participou de diversos especiais como Spider-Man manga em 1997 e em 2002 dois dos melhores especiais do personagem foram lançados em meses consecutivos: Homem Aranha Azul e O mal no coração dos homens com a participação especial da Gata Negra.

E novos inícios? O Homem Aranha teve a rodo, em 1998 a história foi recontada em Spider-Man Chapter One, e com um novo universo surgindo não demorou para o amigão da vizinhança ter seu próprio titulo Ultimate, e em 2000 era lançado Ultimate Spider-Man. Ainda tivemos a volta da clássica The Spectacular Spider-Man, e a introdução do personagem na série Marvel Knights em 2004.

E pra um personagem sobreviver durante tantos anos com tanto sucesso, a Marvel teve que apostar em grandes sagas e grandes roteiristas... Algumas foram um sucesso, outras nem tanto. Quando chegou na edição 50, The Amazing Spider-Man trazia a saga que foi utilizada como roteiro para o segundo filme do Aranha: Spider-Man no more. Em 1994 se inicia uma das sagas mais criticadas da historia do Aranha, A saga do clone... sendo que esse assunto já havia sido abordado anos atrás em 1975. E a mais atual e provavelmente a maior cagada que já foi feita na cronologia Aracnídea, Um dia a mais. No meio disso tudo ainda tivemos pequenas sagas memoráveis como A morte de Gwen Stacy, A última caçada de Kraven, a edição em homenagem ao 11 de setembro, entre outros... Além de suas próprias, Peter ainda participou de praticamente todas as megas sagas da editora, tendo participação extremamente importante em algumas delas, como quando revelou sua identidade ao publico em Guerra Civil, da onde meses depois surgiu uma das mais bonitas historias do Aranha que eu já li, quando ele lembra da importância do Capitão América em sua vida após a morte do Herói.

Nesses muitos anos o personagem passou pela mão de diversos roteiristas mas apenas 3 estão citados no meu livro que me serve de pesquisa: seu criador Stan Lee... Todd Macfarlane que iniciou um título do Aranha do zero em 1990 e a fase de J. Michael Straczynski que assumiu The Amazing Spider-Man em 2001.

Vale citar a quantidade de personagens hilários e até inúteis que foram baseados no Aranha e que até chegaram a ganhar seus próprios títulos: como Spider-Ham, que em 1985 teve sua própria revista. Um Spider-Boy ganhou vida e sua revista em 1996 e 2 anos depois uma Spider-Girl nasceu em um especial O que aconteceria se..? , como filha de Peter e MJ e meses depois ganhou sua revista também. Lembrando que até a Gata Negra chegou a ganhar um titulo em meados 1994.

E que tal umas curiosidades agora?

- Você sabia que o primeiro teste do Aranha para os Vingadores foi em 1966, e ele conseguiu derrotar o Hulk (que era o teste na época!) mas ficou com pena de terminar o serviço quando esse se transformou de volta para Bruce Banner no meio da briga e por isso não foi aceito...

- Você sabia que o Aranha já fez uma historia contra as drogas como parte de uma campanha anti-drogas em 1971, tendo como personagem principal Harry Osborn e seu vicio por pílulas após a morte de seu pai....

- Você sabia que a Tia May quase se casou 2 vezes? A primeira delas com o Dr. Octopus e outra com um velhinho que ela conheceu após sofrer um ataque do coração onde se recuperava, mas o veio bateu as botas um pouco antes do casamento (oooo zica!)...

- Você sabia que o Aranha já teve seu próprio carro, tipo um Aranhamóvel, em 1974... mas a iniciativa não agradou os fãs e logo foi cortada das historias...

E é isso meus queridos...
Impossível fazer uma matéria curta quando estou falando de um dos maiores ícones da historia das Hqs... provavelmente o personagem que mais atrai novos leitores para o nosso mundinho nerd... seja por seu jeito simples, extrovertido e sofrido de ser ou seja pela popularidade que sua trilogia nas grandes telas trouxeram para o Aranha. E depois de 47 anos na ativa, que venham outros muitos... ele merece!

Go Get Them Tiger...
Kisses...
And I will see you next Week…
Pin!

Matéria dedicada ao meu querido amigo Duende Amarelo que é fã de Peter desde pimpolho.... Todos os dados foram retirados do livro Marvel Chronicles: A year by Year History.

Related Posts with Thumbnails
blog comments powered by Disqus