Marvelous Pin

Olá pessoal...
Desculpem a minha ausência da semana passada... mas já estou de volta com uma matéria novinha pra vocês... e dessa vez não é review, não é notícia e muito menos top alguma coisa. Não sei se isso vai ser uma crítica ou um elogio, mas hoje eu vou falar do grande talento (?) que a Marvel tem de pegar personagens esquecidos, meio apagados e de repente transformar no maior personagem da editora.

Algum interessado?

Bom queridos... não é de hoje que a Marvel tem ideias brilhantes de grandes sagas que mudam o rumo do universo certo? E junto com essas idéias brilhantes sempre aparecem mais idéias brilhantes... como de repente pegar aquele personagem encostado, dar um up nos seus poderes e tcharam... transforma-lo em simplesmente no personagem da hora... O mais fodão da editora, até que venha outra saga e outro personagem mais fodão pra derrubar esse ai...

Um exemplo fácil disso?? Guerra Civil... Sim senhores, a saga que matou o grande símbolo americano e realmente mexeu com o universo transformou um personagem que nunca foi esquecido, mas que nos últimos tempos foi lembrado até demais, no dono do destino de todos os personagens da editora... o queridinho da nossa fiel leitora Mari: Tony Stark. De repente de um simples vingador, Tony Stark virou uma máquina, virou o líder da Shield, matou seu melhor amigo e quem não concorda com ele está fora da lei. Mas além de transformar toda a vida do boyzinho que curte uma pinga, a Marvel mudou também tod
a a sua personalidade, o transformou num cara frio, egoísta e que eu particularmente não gosto.

Mas Tony alcançou um nível alto demais e precisava ser tirado dali, e como tudo que vem fácil demais tem seu preço, Tony pagou logo dois dos grandes... Hulk e Thor. Dois dos maiores e mais legais personagens que estavam encostados a um tempo, sem series próprias e fazendo pequenas participações voltaram com sagas independentes, que não mudaram o ruma da editora, mas que são duas das melhores voltas que eu li nos últimos tempos... O Hulk em busca de vingança pelo que Tony e seus amigos (nome de desenho animado!) fizeram e Thor mostrando pra ele todos os erros que ele cometeu nos últimos tempos. E assim, o Homem de Ferro intocável, foi tocado das duas maneiras mais doloridas... A porrada e as palavras.

E pra mim Tony sair do esquecimento a um num nível tão alto foi um erro da Marvel, mas a volta do Thor e do Hulk foi o jeito certo de nos fazer lembrar do quanto esses dois personagens são divertidos.

E como a Marvel não e feita só de homens, vou citar dois exemplos femininos e com certeza os mais radicais: Miss Marvel e Mulher Aranha. A loira com o maior número de historias pra encher linguiça em revistas mensais, passou de esquecida pra líder dos Vingadores, simples assim! Um telefonema, um pedido de Tony e Miss Marvel passou a comandar a equipe... e ainda pode escolher quem gostaria do seu lado! Embora isso não signifique lá grande coisa já que temos uma cacetada de equipes de Vingadores por ai agora... pra mim, ainda é muito pra uma personagem como Carol Danvers, e essa é uma das atitudes da Marvel que eu não aprovo, principalmente por saber a bucha que ela pode ser por ser forçada a ler suas historias que infelizmente a Panini insiste em colocar junto com o Thor.

Já o uso da Mulher Aranha, eu achei um toque de gênio da Marvel... quem não conhece nada de Invasão Secreta e não quer saber de nada, é melhor parar o texto por aqui. O que é melhor do que pegar uma personagem desconhecida, que ninguém se importa muito e coloca-la no meio de uma grande saga como uma informante dupla só pra depois transforma-la no centro de sua próxima mega saga? E foi isso que fizeram com ela... Pra quem tem boa memória, a Mulher Aranha é uma ex-agente da S.H.I.E.L.D que na Guerra Civil escolheu não se registrar. Depois da guerra, durante algum tempo, ela se tornou quase um agente dupla, tendo contato nos dois lados da historia ela praticamente sabia de tudo o que ocorria em ambos os lados, até que enfim voltou para sua antiga casa ao lado de Tony Stark. Mas até ai tudo normal, só que isso tudo faz sentido quando vemos seu papel em Invasão Secreta, simplesmente como uma das personagens principais, senão a principal de todas da saga. Pra mim, esse é um excelente exemplo de como usar um personagem encostada de um jeito sutil sem precisar aumentar seus poderes ou matá-lo.

Entre erros e acertos, não é de hoje que a Marvel curte esse lance de super sagas com reviravoltas, finais bombásticos e personagens principais que ninguém espera. Em certos casos isso se torna extremamente interessante e até dá fôlego novo pra certos personagens e pano na manga pra novas historias... mas em alguns eu acho forçado demais. E eu prefiro mil vezes quando usam um personagem esquecido de maneira inteligente e sutil do que quando eles decidem ter idéias de gênio pra transforma-lo em algo que ele nunca será. Prefiro mil vezes ver o Hulk, Thor, Mulher-Aranha e até o Mercúrio e a Wandinha (Dinastia M) sendo usados e lembrados da maneira como eles foram, do que ver Miss Marvel e Tony Stark sendo elevados a um nível que eles nunca poderiam chegar.

Esse texto foi um elogio no meio de uma critica. Respeito muito o acerto de certas atitudes da editora, mas critico algumas coisas que eu acho que foram feitas de maneira errada e até precipitada. Só usei exemplos atuais por aqui, porque acho que todos devem conhecer esses casos. Espero que gostem e que opinem sobre tudo isso ai...

Boa semana a todos...
E até semana que vem...
Bjusss...
Pin.

Related Posts with Thumbnails
blog comments powered by Disqus