Up Start Palmito!



Má oe! Como vão? Nessa sexta o USPalmito fala sobre a GDC 09, o evento do momento (rimou \o/). Sim, tenho ido até San Francisco, assistido todas as conferências e voltado antes do Big Brother, todos os dias. Vamos lá ver o que as celebridades nerds têm pra mostrar?



Antes de mais nada, a Game Developers Conference (GDC) é a maior convenção para desenvolvedores de jogos do mundo. O evento consiste não só em conferências e palestras burocráticas, mas também em mesas redondas, tutoriais dinâmicos, e cumpre seu papel de ''feira anual" trazendo duas importantíssimas premiações pra indústria: o Independent Games Festival (premiando diversos criadores independentes) e o Game Developers Choice Awards (os caras que fazem indicando as suas preferências), além de contar com inúmeras revelações e lançamentos.

Como é de desenvolvedores pra desenvolvedores, e não exatamente pasteurizado para a mídia de massa, o volume de informações é massivo. Mas dessa vez vou tentar ser breve, juro. :]. Então, ready, set, go! porque as novidades não são poucas... temos inovações de hardware, novas engines, novos jogos e, pra começar, um produto que vai dar nó na cabeça de muita gente...

OnLive ?
Esse é um serviço online multimídia, com uma mecânica parecida com a do Joost, só que em vez de canais de HDTV, vc compra e joga HDgames direto no seu PC ou MAC, em streaming. E sim, os títulos multi-plataformas da nova geração, sendo que estúdios de grande-porte como a EA e Ubisoft já assinaram contrato de 'portabilidade'.

Entre outros suportes, você pode jogar demos e ver outras pessoas jogarem (caso queira escolher melhor antes de mexer no bolso), e algumas adições à mecânica de multiplayer online.

Ok, mas tipo... What.The.Fuck?. Não sei dizer ao certo o que isso significa, muito menos como vai funcionar exatamente. Só sei que não é a morte dos consoles, mas também não é uma idéia de jerico. Pra quem 'habla inglês', assista o vídeo e entenda um pouco mais:




CryEngine 3 agora em consoles
Engines são os corações dos jogos. Em termos leigos, elas são as responsáveis por juntar todos os objetos, personagens e cenários e fazer tudo funcionar em um mundo virtual, aplicando física e todas as propriedades.
As produtoras mais invocadas, criam e licenciam engines pra facilitarem as próprias vidas. Você já deve ter ouvido falar em Unreal Engine (originada no Unreal Tournament), Euphoria (GTA), ou na suprema CryEngine da Crytek, que só rodava em PCs de alto processamento... até agora.
Ela foi adaptada pra arquitetura dos consoles de última geração, e sem perder muito. Dêem uma olhada na demonstração exclusiva para o GDC:




CoD: Modern Warfare 2
E lá vai a máquina do hype! Gamers do mundo inteiro já falavam desse jogo muito antes dele sequer ser anunciado, mas até então, nunca se viu nada.
Depois de CoD 4: Modern Warfare, a franquia Call of Duty virou peso pesadíssimo, referência pra FPSs, e a Activision parece saber tirar proveito disso. Não duvido que daqui pra frente CoD vire um projeto anual, sendo que só em 2008 vimos dois títulos (o Modern Warfare, e o World at War).
Confiram o primeiríssimo teaser lançado na GDC:




Postal III
Hah! Esse jogo surreal de escroto, marcou minha adolescência. Nos juntávamos só pra beber e dar risada das imoralidades do Postal I. Nunca foi um título pra se levar a sério, e me surpreende o fato de a terceira edição dar as caras em uma feira tão conceituada. Vejam o trailer:




NintendoNews!
Entre as conferências mais cheias estava o Keynote anual da Nintendo. Eles não lançaram muita coisa em 2008, mas vêm pra arrebentar em 2009. Temos um novo Zelda e um novo Pokémon pra DS (daqueles viciantes), Punch-out (talvez o jogo mais bonito do Wii), Wii Music e atualizações pro Wii Fit. Novidades de hardware como melhorias no serviço online do Wii, e maior integração com o DS, também constam. Abrindo a apresentação rolou um vídeo, confiram:



Tornando possível o impossível?
Maluco dos Games Sólidos (MGS)


Pois é, Hideo Kojima, o Michael Jackson dos criadores de games, tão freak e ausente quanto gênio, deu as caras na GDC em nome da Kojima Productions pra fazer uma palestra com esse tema bizarro.
Só a aparição pública do Mestre Metal Gear já é um acontecimento, e praticamente a feira inteira se deslocou pro pavilhão de convenções pra ver o que o cabra tinha pra falar.

Afirmando que 90% do considerado impossível em termos de desenvolvimento é completamente alcançável, ele mais fala das suas superações pessoais do que elaboradas teorias ou técnicas que vão ajudar alguém. Mas mesmo com isso, e com a sua pouca eloqüência, é muito válido ouvir o que ele tem a dizer, e de lambuja ele mesmo cria rumores sobre um próximo Metal Gear (projeto que, segundo ele, não se envolveria).
Ele usou muitas imagens do Raiden, o que alimenta mais ainda rumores espalhados por aí, de que o Ninja meio cyborg, meio humano seria o próximo protagonista da série, já que Solid Snake está com artrite e indícios de Alzheimer.
Quem quiser ver na íntegra a palestra e ver uma entrevista 'excrusiva', é só acessar o site do nosso fornecedor oficial GameTrailers. :]


E o que mais?

Agora, em tópicos, o que mais rolou na GDC 2009.

• Ninja Gaiden Sigma 2 adaptado para o Playstation 3.
• Um novo Ratchet & Clank (A Crack In Time) está sendo produzido.
• Um remake de Space Invaders, chamado Extreme, para a Xbox Live Arcade.
• Mais um jogo de PS3, Noby Noby Boy indo para o iPhone.
• Jumpgate Evolution, um novo e promissor MMO espacial.
• Zeno Clash, um game pra PC de 'soco' em primeira pessoa (?)
• Um Dinasty Warriors pra PSP.
• Conteúdos extra pra download (DLC) para Fable 2, Gears of War 2, Pixel Junk Eden, e Fallout 3.
• R.U.S.E, um jogo de estratégia da Ubisoft que promete ser revolucionário como o Endwar (também da Ubi), agora implementando mesas de touch-screen como interface.
• Além da CryEngine, foi anunciada a Phyre Engine. A ferramenta por trás do estonteante 'Flower' agora vai ser comercializada.

Inúmeros vídeos de games em desenvolvimento foram mostrados pelos produtores, alguns mais valiosos que outros. Então, pra finalizar, filmagens vazadas de dois dos jogos mais esperados pelos nerds. A qualidade é total bunda, mas são legítimos.

Confiram o gameplay de Batman Arkhan Asylum e de God of War III, e bom fim de semana :]

Metal Gear Batman: Solid Wayne (qualidade ok)


God of War III
(filmagem amadora, mas é o Kratos porra!)


Palmitohugs [ ]!

Related Posts with Thumbnails
blog comments powered by Disqus