A verdade está Algures

Dublin: mulher vestida de batata fica horas olhando o mar

A Notícia,
Por Terra

Um festival de artes pouco convencionais chamou atenção nas ruas da capital irlandesa, Dublin, neste sábado. Dezenas de pessoas se reuniram para ver uma série de apresentações diferentes, como a da artista Amanda Coogan, que cobriu o corpo inteiro com batatas e passou seis horas sem se mover, olhando para o mar.
A instalação, chamada "Como explicar o mar a alguém que não come batatas", foi inspirada na obra do alemão Joseph Beuys, um dos mais influentes artistas europeus do século XX. Coogan ficou com o rosto coberto por um material simulando ser ouro e enfrentou os cerca de 8 graus de temperatura de Dublin, usando os vegetais como proteção. O objetivo da exibição, segundo ela, era se concentrar e ponderar sobre o mundo além do oceano.
O festival foi apreciado até por quem estava voltando para casa e não sabia das apresentações. O artista Alex Conway usou água e equipamentos eletrônicos para criar novos sons utilizando um ponto de ônibus. Muitas pessoas que esperavam o transporte no local, acabaram ficando por lá mesmo e deixando para pegar o ônibus mais tarde.
Quem andou mais alguns metros, encontrou uma banda bem diferente. Os músicos comandados por Gareth Kennedy usaram uma cabine pública para criar uma espécie de palco secreto, onde só os instrumentos apareciam. O grupo ficou escondido dos espectadores durante toda a apresentação, que teve diversas músicas da banda Tears for Fears.
A idéia acabou beneficiando os artistas, já que eles ficaram o tempo todo protegidos do frio e da chuva. Mas o público não se abalou com o mal tempo e permaneceu por lá até o fim, para aplaudir o concerto.
E logo no fim do show, começou mais uma exibição performática. A artista Frances Mezzeti escalou pedras e árvores enquanto interagia com os espectadores. Ela utilizou retalhos de pano, cadeira velha e até algas marinhas mortas para ilustrar a arte alternativa. A idéia da instalação foi questionar as pessoas sobre o lugar dos idosos na sociedade.


A Verdade,
Por Algures

Eis uma das poucas pessoas sensatas nesse mundo. Uma pessoa que realmente sabe o que está fazendo e completamente sã em seu estado mental. E é justamente por isso que ela passa esta linda, mas codificada mensagem.

“Mas eu não entendi nada, Algures”. Bom, isso não é novidade, vindo de um tapado fã de Fresno e de MTV, então eu já esperava ter de explicar isso. E tudo tem a ver com algo muito importante para nossa vida, além do sexo: A batata.

“A batata ou marmêndoa (Solanum tuberosum) é um tubérculo perene pertencente à família das Solanaceae (Solanáceas em português).
A batata é originária do Peru, e é um dos vegetais mais utilizados no mundo. Existem seis outras espécies do género Solanum, com menor importância. Já a relação com a batata-doce é pequena, pois não compartilham gênero ou família, fazendo parte apenas da mesma ordem. Cultivam-se actualmente milhares de variedades de batata.”


Acho que isso já diz muita coisa, não? NÃO?



Bom, é o seguinte: A batata, além de ser uma fonte de alimento muito importante, também possui um significado simbólico neste caso. Apesar de usarmos a batata em praticamente todo o tipo de alimentação humana, nem nos damos conta de como ela faz parte da nossa vida. Poderíamos estar comendo alguma coisa de batata e nem percebemos. É comum, inclusive, irmos no MC Donald’s e comermos o lanche com as fritas. Nós temos a opção de comer apenas o lanche, mas nós COMEMOS AS BATATAS.

“Então as batatas são um problema, Algures?”

Mas claro que não, seu energúmeno! Batata é só batata. A questão aqui é o simbolismo. Sei que uma criança como você criado pelos avós a leite de pêra e ovomaltino não entende, por isso, vou explicar como se você fosse uma criança de seis anos (o que é basicamente sua idade mental):



Então? A Batata, na verdade, refere-se às coisas que não percebemos, as coisas do qual somos influenciados e nem nos damos conta. Mas essa é só apenas um dos simbolismos. Além disso, a mulher está “vestida” de batata, o que indica estarmos cercados por todo o tipo de influência e, não só não percebemos, como não fazemos nada. E o fato de ela estar olhando parada para o mar mostra nossa incapacidade de fazer alguma coisa perante as manipulações do sistema.

Como sempre, espero que suas mentes tenham sido abertas por mais essa revelação estarrecedora. E você achou que essa era só mais uma maluca idiota chamando atenção...

Related Posts with Thumbnails
blog comments powered by Disqus