De fora da panela

COLDPLAY - VIVA LA VIDA

by Filipe Parker

Bom, aqui estou no "De fora da panela", no maior estilo "PalhetadA". Como o Duende sem cultura nunca falará da maior de todas as bandas, fico com a missão de falar dessa pequena maravilha!

Em 1996 Na faculdade, Chris Martin (Vocal, piano e Violão) e Jonny Buckland (Back-Vocal e guitarra) se conheceram e ser juntaram Guy Berryman (Back-Vocal e contra-baixo) e decidiram formar uma banda. Logo após, Will Champion (Back-Vocal e bateria) entrou para banda, mesmo sem saber tocar bateria (logo aprendeu).
A princípio a banda era para se chamar Starfish, mas eles odiavam o nome, ai o amiguinho da banda Tim (vocalista do Keane) deu o nome COLDPLAY à banda, que faz menção à um livro de Philip Horky, cujo primeiro poema chamava-se "Child's Play" e o último, "Cold Reflections": dessa forma, o titulo acabou ficando "Child's Reflections, Cold Play".

O Coldplay lançou uns EPs, que fizeram um sucesso razoável, mas o melhor ainda estava por vir. Parachutes em 2000, primeiro e clássico Cd da banda, com sucessos como Shiver e Yellow, já levaram uma legião de fãs para a banda. Pobres deles que não sabiam o que estaria por vir: era "A Rush a Blood to the Head" em 2002, disco sensacional, que rendeu o Grammy de melhor banda de rock alternativo e melhor música à banda. Além de "Clocks" ser considerada a 2ª melhor música composta nesse século (Perdendo só para ONE do U2).



Após todo sucesso, a banda lançou "X&Y", com um estilo a lá Beatles, e vendeu 12 milhões de cópias! E teve Fix You como carro chefe! Com um estilo bem ético e solidário, Coldplay leva a marca "MAKE TRADE FAIR", que é a favor do comércio justo! Coldplay tem uma levada bem calma, encaminhada por piano e uma leve guitarra, e é considerada a banda mais "boazinha" da Inglaterra, sendo que isso faz com que alguns "patéticos" a critiquem, como o vocalista do "Black Metal" que disse que queria bater no Chris, por ele estar tentando salvar o mundo. Em 2007 o Coldplay doou 10% de tudo que arrecadou para instituições beneficientes. Por muitos considerada a evolução natural da música, Coldplay ainda não é unanimidade, assim como nenhum dos gênios fora.

O Coldplay acabar de anunciar seu 4º Disco, "VIVA LA VIDA OR DEATH AND ALL HIS FRIENDS", produzido pelo premiado Brian Eno. Será lançado no dia 17 de Junho, e espera-se ser o melhor do grupo com música como "Yes", "42" e "Death and all his friends"


Bom, provavelmente serei criticado. Mas Coldplay é a melhor banda da atualidade, e faz o show mas harmonioso da história!

"Nobody say it was easy" - The Scientist

Related Posts with Thumbnails
blog comments powered by Disqus