Chucrutz Games


Super Mario World
Por Algures

Bom, eu sei que a gurizada (sim, sou gaúcho, porra) de hoje está acostumada com interfaces 3D, visuais realistas e “sinistros”, mas como meu conhecimento de games estacionou no Super Street Fighter II em meados de 95/96, vou falar sobre um game que embalou minha adolescência: Super Mario World.
Como esse é um jogo que possui versões até hoje, não vou precisar me estender muito em explicar sua história, deixo apenas uma rápida sinopse:

“Mario, Luigi e a Princesa toadstool foram tirar férias na Terra do Dinossauro, mas de repente a Princesa foi novamente seqüestrada por Bowser. Logo então, Bowser convoca seus filhos novamente (os Koopalinhos) para que dominem cada parte da ilha e roubem todos os ovos de Yoshi de lá. Então, cabe aos irmãos Mario salvarem a ilha.”


Super Mario World foi o primeiro jogo feito para Super Nintendo e estreou em 1991, mas a verdade é que tudo o que você precisa saber é o seu objetivo no jogo: achar as 96 saídas em 9 ambientes diferentes:

Ilha de Yoshi: Uma campina onde vivem os Yoshis. Seu chefe é Iggy Koopa.
Planície da Rosquinha: Um planalto que possui esse nome por ter a forma de uma rosquinha. Seu chefe é Morton Koopa Jr.
Cúpula da Baunilha: Possui esse nome por se situar numa caverna com um teto abobadado. Seu chefe é Lemmy Koopa.
As Pontes Gêmeas: Duas pontes encontradas logo depois da Cúpula da Baunilha. As pontes são constituídas pela Ponte do Queijo e a Ponte da Manteiga. Logo depois da Ponte de Queijo há a Montanha do Biscoito, onde no topo está o chefe, Ludwig von Koopa.
Floresta das Ilusões: Uma gigantesca floresta. Seu chefe é Roy Koopa.
Ilha do Chocolate: Uma ilha montanhosa e de terreno marrom (por isso o nome "Chocolate"). Nas proximidades há também um navio naufragado. Seu chefe é Wendy O. Koopa.
Vale de Bowser: Mundo situado num vale dentro de uma enorme gruta que tem o formato da cabeça de Bowser. Seus chefes são Larry Koopa e o próprio Bowser.
Mundo da Estrela: Habilitado através das Estradas da Estrela pelo jogo todo, é situado numa enorme montanha com o formato de uma estrela.
Zona Especial: Localizada num plano celeste, possui várias estrelas que formam a palavra "ESPECIAL" e um símbolo do Super Famicom. Todas as suas fases possuem nomes de gírias de surfista, traduzidos para português como "Nodoso", "Tubular", "Legal", "Fantástico", "Ondulado", "Mondo", "Ultrajante" e "Bacana". Ao ser completo, as cores dos mapas mudarão, assim como alguns inimigos. Nesse mundo há também um remix da música do Super Mario Bros. original.

O mais interessante desse Super Mario é, sem dúvida, a jogabilidade. Mesmo sendo um jogo feito ainda na época do 2D, havia um mundo completo, onde você tinha certas liberdades que não se vê em todos os jogos. Se tivesse tempo suficiente, cada fase possuía entradas secretas, “manhas”, atalhos, e mais uma porção de outros recursos que deixavam o jogo dinâmico e extremamente divertido. Além disso, o jogo possuía, além das suas fases “normais”, fases escondidas que aumentavam ainda mais o entretenimento. Atualmente é possível encontrar versões desse jogo em flash em sites específicos, mas nenhum se compara ao jogo original. Creio que, até hoje, está para nascer outro jogo que tenha uma jogabilidade tão eficiente quanto Super Mario World.
Existiram versões antes, e versões depois, mas creio que Super Mario World é, sem dúvida nenhuma, um dos jogos mais inesquecíveis para toda uma geração de adolescentes nerds viciados em Games.

Related Posts with Thumbnails
blog comments powered by Disqus